Vídeos para Instagram

Vídeo é o formato que mais combinou com a internet nos últimos anos. 80% de todos os usuários consomem vídeos de alguma forma.

O Instagram Brasil tem 50 milhões de usuários. 1 bilhão em todo o mundo. E a rede acolheu muito bem os vídeos.

vídeos para Instagram - usuários

Usuários do Instagram em milhões

Na verdade, foi match instantâneo desde 2013 quando começaram a permitir vídeos na plataforma. Vídeos de qualidade superior, formato quadrado, com áudio. Deu tudo certo e a rede cresceu muito com isso.

Aí, eles liberaram outros formatos: quadrado, wide, como no YouTube. Cresceram mais ainda.

Foi quando, em 2016, após ter a proposta feita para comprar o Snapchat recusada, o Instagram e todas as redes do Facebook (Facebook, Instagram e WhatsApp) adicionaram a função de Stories.

De longe, o Stories no Instagram foi o que mais deu certo. Destruiu o rival Snapchat – no Brasil eles simplesmente retiraram toda sua operação. E foi do dia para a noite.

vídeos para Instagram - Snapchat

Olha como o gráfico do Stories cresce e, em menos de 6 meses passa o Snapchat em termos de usuários.

A plataforma é a nova queridinha de praticamente todos os públicos, com destaque para os jovens e para os influenciadores que postam milhares de conteúdos originais no Feed e no Stories.

Os vídeos no Instagram TV – IGTV – também são novidade, mas ainda não decolaram como o primo Stories. Seguem tentando e crescendo aos poucos, mesmo sem dados oficiais divulgados.

A grande tendência para 2019 para vídeos no Instagram são os vídeos interativos. A era dos vídeos tradicionais, sem interação, já está sendo posta à prova. Nas redes sociais todos os vídeos são passíveis de comentários e reações, mas agora a coisa ficou mais séria! Tanto as lives, muito difundidas e usadas por todo o mundo, quanto os Stories, com as famosas pesquisas em tempo real, estão virando febre e mudando a forma como as pessoas consomem vídeos e conteúdo. É preciso muita originalidade e autenticidade para moldar o conteúdo em tempo real conforme a reposta da audiência!

Dicas de ouro para mandar bem com vídeos no Instagram

Inspire as pessoas. É uma rede criativa, com imagens bonitas, vídeos incríveis. Deixe as promoções e vídeos mais agressivos para outras redes. A chance de ter seu vídeo visto no Instagram – e isso vale para todas as plataformas – é fazendo um conteúdo que se assemelha ao conteúdo nativo dela. Portanto, faça vídeos de qualidade, com conteúdo rico e inspirador.

Aproveite o espaço. Já é possível postar vídeos verticais no formato 4:5, então porque perder espaço e visibilidade com vídeos horizontais se você pode ocupar mais espaço e aumentar suas chances de chamar atenção do seu público? 😉

Interaja. As pessoas esperam que marcas e pessoas interajam, respondam, comentem com autenticidade e participem das discussões, mesmo que às vezes não sejam favoráveis. O segredo é a transparência, autenticidade e estar presente, manter a marca viva.

Stories como stories. Os stories têm uma maneira pessoal de contar as coisas. Vídeos 9:16, bem verticais. Normalmente com pessoas, filtros nativos da própria plataforma. Textos sobre os vídeos da própria plataforma também ajudam a criar um ambiente mais orgânico, mais natural. Vídeos muito artificiais ou fora desses padrões tendem a ter menos sucesso.

Anuncie. Você pode tirar vantagem de toda essa audiência e informações que o Instagram coleta de seus usuários através dos anúncios e segmentações precisas, como falamos nesse post sobre anúncios no Instagram. Aproveite e mostre seu negócio para milhares de pessoas que interessam para você.

Vídeos. Faça vídeos pensando na plataforma. Quadrados ou verticais para ocupar mais espaço. O som ajuda, mas não é tudo. Muita gente nem liga o som, por isso imagens são fundamentais, o som complementa e deixa mais rico, mas não inviabiliza se não tiver. Seja rápido, as pessoas rolam o feed muito rápido, então entregue rapidamente sua mensagem. 3 segundos são o tempo médio que as pessoas dão para vídeos chamarem sua atenção.

 

Uau! Que história linda essa de Instagram e vídeos, não? E que tal colocar a sua empresa nesse roteiro e produzir vídeos inspiradores para o Instagram?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.