Melhores práticas para utilizar vídeos para apresentar sua empresa

vídeos para apresentar sua empresa

Melhores práticas para utilizar vídeos para apresentar sua empresa

Se você tem uma empresa que resolve o problema de alguém, e esse alguém pode precisar do seu produto ou serviço para ele mesmo (B2C) ou para a empresa em que ele trabalha (B2B), você tem muitas formas de apresentar sua empresa.

Vídeos são uma forma diferente de fazer isso. É surpreendente. Imagine você numa reunião de apresentação. Antes do primeiro slide estático, começa com um vídeo que fala da sua empresa. Um vídeo com belas imagens, movimento, uma trilha sonora impactante, gráficos, falas divertidas para prender a atenção.

Certamente, apresentar sua empresa através de vídeos é uma forma diferente e bem impactante de começar bem.

E, pra fazer isso bem feito, separamos três dicas pra mandar bem e causar o impacto que você deseja:

  1. Seja empático e simpático: mostre, logo de cara, que seu vídeo foi feito para pessoas. Use rostos, pessoas de verdade (até animações e ilustrações que mostrem pessoas, valem).

A ideia aqui é deixar claro como o seu produto resolve problemas reais de pessoas reais. Começar mostrando uma máquina, um espaço ou paisagens isoladas, em muitos casos, dispersa a atenção. Pessoas se interessam mais quando conseguem enxergar que seus problemas foram ouvidos e entendidos.

Bons vídeos de apresentação mostram sempre o produto como solução para problemas reais das pessoas. Então vale mostrar isso de alguma forma e, de preferência, de forma estruturada.

  1. Seja estruturado: todo argumento e vídeo deve ter uma estrutura para guiar o entendimento. As pessoas, logo de início, estão fazendo um breve julgamento da sua apresentação e querem entender se aquilo que vai falar vai ajudar de alguma forma. Por exemplo, um resumo do que vai ser apresentado no começo já ajuda a reduzir essa ansiedade.

Separamos três boas maneiras de estruturar uma apresentação. Não são as únicas, mas são as técnicas mais usadas no mundo das apresentações.

Listas: listas deixam muito claro o tamanho do conteúdo a ser apresentado e ajudam os clientes a dimensionarem a informação que vão receber logo de início. “3 razões do porquê deveriam testar nosso produto”, “5 passos para resolver seu problema”. Para ficar ainda mais confortável, deixe presente na tela o número do passo e o título dele durante aquela sessão na apresentação.

A jornada do herói: contar a jornada do seu cliente, posicionando-o como o herói da situação é ótimo para fisgar a atenção de qualquer um. Começando com o problema que esse herói enfrenta, a busca dele por uma solução, depois o produto como instrumento da virada do jogo explorando todos seus benefícios e, finalmente, a vida desse “herói” depois de ter o seu problema resolvido. Certamente essa estrutura fará seu cliente se sentir especial.

Pra frente e pra trás: esse é um estilo narrativo interessante em que a as linhas entre o presente e o futuro se misturam, falando como é a vida agora, sem o produto e projetando um futuro melhor com ele, depois voltando e falando novamente como a vida é sem ele sobre outro ponto de vista e indo pro futuro novamente. Com esse recurso é possível contrastar de forma muito fácil e deixar evidente como o produto pode resolver os problemas de hoje.

  1. Seja criativo: explorar recursos que surpreendam a audiência durante a apresentação é um excelente complemento para a estrutura da apresentação. Veja alguns pontos que podem surpreender na sua apresentação:

Brinque com suas forças: explore, de forma engraçada ou inusitada, suas potencialidades. Se seu produto é resistente, por exemplo, pode brincar gravando uma cena com crianças apertando todos os botões, subindo no produto, batendo nele. Isso vai causar surpresa e colocar a apresentação em um outro nível de discussão e não aquela unicamente pautada na racionalidade.

Não subestime a trilha sonora: o som e a música são formas de encaminhar mensagens ao subconsciente e causar impacto emocional. Saber variar a entrada e saída da música, complementar a história com sons e efeitos sonoros vão trazer uma dimensão emocional surpreendente para a sua audiência.

Use exemplos atuais: depoimentos de pessoas que realmente usaram seus produtos e tiveram seus problemas resolvidos ajudam a reforçar a história que você acabou de contar e trazem as pessoas para perto da realidade que seu produto pode oferecer.

 

E aí, ficou inspirado a fazer o vídeo de apresentação da sua empresa? A gente pode te ajudar com tudo que vai precisar pra surpreender seus clientes! Vamos bater um papo?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.