Vídeos estilo teaser: o que são e para que servem?

videos-estilo-teaser

Vídeos estilo teaser: o que são e para que servem?

O consumo de conteúdo na internet aumentou muito, principalmente em vídeos. O tempo por vídeo unitário, na contramão, diminuiu bastante. O tempo médio de “scroll” de um post no feed do Instagram ou Facebook, ou seja, o tempo que uma pessoa leva para ver um post ou vídeo é de 0,8 segundos.

Isso implica em duas grandes consequências: na velocidade da transmissão da informação e nas estratégias para capturar a atenção da audiência.

Um consumo fragmentado de conteúdo, que se passa por pílulas de conteúdo, não exclui o outro fato de que as pessoas não consomem somente esse tipo de conteúdo. As séries, os filmes, os documentários estão aí e crescendo muito nos últimos anos para comprovar.

Mas… como chamar a atenção de alguém para que ela pelo menos saiba do que se trata seu vídeo? É aí que entram os vídeos estilo teaser.

Tanto no ambiente digital, quanto no mundo off-line – e o digital está moldando muito o comportamento na “vida real” -, quando se trata de conteúdo, as pessoas passam por um processo chamado “scanning”, ou seja, antes de se aprofundar em um conteúdo elas primeiro vão dar uma rápida olhada para ver se aquilo faz sentido ou de alguma forma as interessa. Uma vez que um conteúdo passou por esse processo, aí sim aquela pessoa pode continuar a consumir o conteúdo inteiro.

É nesse contexto que entram os teasers. São formas curtas e muito interessantes de mostrar o que as pessoas poderão encontrar no conteúdo maior, seja um filme, documentário, vídeo mais longo, um canal de YouTube ou qualquer outro.

Um teaser pode ser feito de diversas maneiras:

Ele pode pode ser mais simples, em que a estratégia é mostrar apenas partes interessantes do conteúdo completo, com cenas mais engraçadas ou mais emocionais, falas mais marcantes com o refrão da música. A ideia é chamar a atenção, mas não entregar o que está por vir, sem contar o final, obviamente!

Uma outra maneira é criando um novo conteúdo, pensado exclusivamente para servir como teaser. Pode ser com entrevistas dos principais personagens, ou um dos personagens falando diretamente à câmera sobre o que as pessoas podem esperar do filme, documentário, vídeo ou canal. Vale também um mix entre os dois, com falas diretas para a câmera com inserções de partes interessantes do vídeo.

O que tem se adotado é produzir um conteúdo mais rico com diversos teasers, sempre em formato mais curto e bastante dinâmico para ir envolvendo a audiência e criando um buzz em cima do conteúdo principal. E aí a ideia é usar de várias estratégias como as entrevistas, os atores falando em suas redes sociais, dentre outras.

Um outro ponto fundamental é a divulgação desse teaser. Precisar ter escala. Fazer um conteúdo curto não significa que toda sua audiência irá assisti-lo. Às vezes, pode ser que nem chegue à ela. É preciso impulsionar seus conteúdos no YouTube, Facebook, Instagram, por exemplo. Usar os atores e suas audiências também tem sido muito eficiente, além de uma estratégia de influenciadores para divulgar.

Enfim, com essa dinâmica e velocidade da internet, o que antes era apenas uma estratégia de divulgação, hoje é quase um elemento essencial para que seu conteúdo mais longo seja conhecido, desperte interesse e seja visto para trazer o resultado que se espera dele.

Que tal bater um papo sobre teasers e pensar já no seu?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.