Como vídeos podem ajudar nas ações de Inbound Marketing


Já falamos aqui do Marketing de Conteúdo e de sua importância. Citamos inclusive de como ele está conectado com o Inbound Marketing, já como o objetivo deles é o mesmo: criar conteúdo relevante, atrair novos clientes e manter um bom relacionamento com o público.

 

Mas o Inbound Marketing possui mais estratégias que não só o conteúdo, contribuindo para a construção e consolidação da marca além da venda, como etapa final. Um diferencial importante é que o Inbound se torna um centro de investimento e não de custos, já que seu ROI (retorno sobre investimentos) pode chegar a 275% e todas suas ações podem ser mensuradas.

 

No cenário atual, é imprescindível que sua empresa esteja online. 3,7 bilhões da população mundial está conectada na internet, e mais de 100 milhões são brasileiros. Além desses números, que não param de crescer, 93% dos processos de compra começam com uma pesquisa online. E também o Inbound possui um custo até 62% menor do que outras estratégias de Marketing

 

Resumindo, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias online que visam atrair novos clientes e aumentar o número de vendas. E que pode ser dividido em 5 pilares e ações: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

 

1. Atrair tráfego

Aqui é onde entra o Marketing de Conteúdo, que já comentamos por aqui (link). Ele é fundamental para atrair o seu público e gerar confiança. O tráfego orgânico é a principal métrica de mensuração.

E os vídeos possuem um conteúdo muito mais dinâmico e mais atraente, que atrai um número ainda maior de visitantes Fora isso, sua empresa ganha notoriedade e um status maior de credibilidade.

 

2. Converter visitantes em leads e leads em vendas

Após atrair os clientes para sua página, é preciso convertê-los em leads (potenciais clientes que demonstraram interesse no seu produto ou serviço).

Uma das principais estratégias é oferecer um conteúdo de valor gratuito em troca de alguns dados dos usuários. Esse conteúdo pode ser um ebook, algum manual ou ainda um vídeo com material didático ou com conteúdo relevante.

 

3. Relacionar-se com os seus clientes

Após conhecer o seu público, você precisa criar um vínculo de relacionamento. Com os dados coletados anteriormente, é possível criar campanhas ou um e-mail marketing para manter o contato. Até porque, muitas vezes, apesar do cliente ter procurado sua marca, ele não está no momento propício de realizar a compra. Mas pode realizá-la depois. Segundo a pirâmide de Holmes, apenas 3% dos leads realizarão a compra imediatamente. Então, você deve manter o contato com o restante, já que o seu público potencial representa os outros 60%.

E para vender, é essencial o relacionamento. Segundo uma pesquisa da Forrester Research, é possível vender 50% a mais, com um custo menor de até 33%, se houver um bom relacionamento prévio com o cliente.

 

4. Vender mais

Esse é o principal objetivo do Inbound Marketing. Todos os processos anteriores irão deixar sua marca mais conhecida, produzir demanda e gerar mais e novas oportunidades. Será muito mais fácil oferecer um produto ou serviço ao público que já está interessado em sua empresa.

E os vídeos podem ajudar e muito nesta parte. Segundo uma pesquisa do Invodo, 52% das pessoas ficam mais confiantes em comprar após assistir um vídeo do produto. E tem mais, 90% dos compradores dizem que os vídeos ajudam na decisão de compra.

 

5. Analisar os dados

Após a conclusão da venda, é hora de analisar os dados. Aqui você irá identificar os acertos e os erros para melhorar cada vez mais os processos do Inbound. A experiência do pós-venda também é muito importante. Não deixe de colher feedbacks e continuar mantendo o relacionamento com os seus clientes.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.