Dicas que aprendemos com os videoclipes de David Fincher

videoclipes de david fincher

Dicas que aprendemos com os videoclipes de David Fincher

Se, ao ouvir o nome de David Fincher você o associa a filmes como “O Retorno de Jedi”, “Indiana Jones”, “Seven – Os Sete Crimes Capitais”, “Vidas em Jogo”, “Clube da Luta”, “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “A Rede Social”, e às séries “Mindhunter” e “House of Cards”, da Netflix, você está certo.

Trabalhando na indústria de filmes desde os 18 anos, Fincher é reconhecido por dirigir e produzir grandes sucessos das telonas e, agora, também das telinhas. Mas não são só filmes e séries que fizeram seu nome no universo hollywoodiano. David Fincher ganhou destaque no mundo da música, dirigindo videoclipes de artistas de peso das décadas de 80 e 90, como Madonna, Michael Jackson, Rolling Stones, George Michael, Sting, entre outros. Tá bom ou quer mais? 😉

Fincher se destacou ao adquirir um estilo próprio nos seus videoclipes. A maioria dos vídeos de músicas tem cortes bastante rápidos e aleatórios, e acontecem no meio de palavras, frases ou da coreografia dos dançarinos, conferindo ritmo e energia à produção.

Mas Fincher fez diferente. Ele entendeu que um videoclipe não é apenas um entretenimento sozinho. É o veículo para exaltar as duas coisas mais importantes: a música e o artista. Ele acreditava que o se via deveria ajudar a exaltar o que se ouvia, e não ser apenas um complemento. O visual deveria ficar sincronizado com a música.

Assim, Fincher evitava cortar no meio de frases ou palavras, ou interrompendo um movimento de dança ou gesto do artista. Dessa forma, o visual ajudava a traduzir a música.

Ao contrário do que se possa pensar, essa técnica não deixava o ritmo cair, muito pelo contrário, pois som e imagem estava trabalhando juntos.

Repare também que no videoclipe Vogue, da Madonna, Fincher opta por focar no rosto da cantora por vários segundos logo no início, construindo a expetativa na audiência e valorizando a diva pop.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.