Uso indevido de imagem em campanha da Espanha gera polêmica


Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre a pressão estética que atinge mulheres e meninas de todas as idades, e como o padrão de beleza vigente inalcançável é extremamente prejudicial, podendo levar a distúrbios de autoimagem, depressão e até suicídio.

No intuito de celebrar e exaltar a diversidade de corpos nesse verão , o Instituto de Las Mujeres, ligado ao Ministério da Igualdade da Espanha, lançou, em 27 de agosto, uma campanha body positive para incentivar as mulheres a irem às praias sem se preocuparem com a aparência.

Intitulada “O verão também é nosso”, a campanha conta com uma ilustração que retrata mulheres com os mais diversos corpos curtindo a praia sem preocupação. Até aí, tudo parecia bem.

O problema é que as modelos que aparecem na ilustração tiveram suas imagens retiradas de suas redes sociais e utilizadas em autorização. Algumas delas foram em suas redes comentar sobre o caso.

“É apenas um lembrete de que, como mulher negra, meu corpo ainda é policiado e, como mulheres em geral, nossos corpos ainda não são nossos”, disse Nyome Nicholas-William, mulher negra que aparece em um biquini dourado na ilustração.

Colagem com ilustração e foto de Nyome
Nyome Nicholas-Williams acusou a campanha de utilizar uma foto sua sem autorização

O que já é ruim fica ainda pior quando outras mulheres se queixaram das edições em photoshop feitas nos corpos, naturalmente sem autorização também.

Em um dos casos, o rosto de Juliet FitzPatrick, que fez mastectomia nas duas mamas, está no corpo de uma outra mulher.

Já Sian Green-Lord, que teve uma perna amputada depois de ter sido atropelada por um táxi em Nova York, em 2013, teve sua prótese editada. Sim, substituíram sua prótese por uma perna (!).

A modelo britânica Sian Green-Lord (lado esquerdo) e a montagem com sua foto para campanha espanhola (lado direito) - Reprodução/Instagram/DailyMail
Imagem: Reprodução/Instagram/DailyMail

Em um vídeo em seu Instagram, Sian disse estar bastante irritada com a situação. “Não sei nem como explicar a quantidade de raiva que estou sentindo agora […]. Acabo de ser informada por um dos meus amigos que o governo espanhol está usando minha imagem em uma campanha de positividade do corpo, mas eles editaram minha prótese de perna. Estou literalmente tremendo. Estou muito irritada”.

Arte Mapache, que desenhou a ilustração, se manifestou com um pedido de desculpas. “Dada a — justificada — polêmica sobre os direitos de imagem na ilustração, decidi que a melhor maneira de reparar os danos que podem ter resultado de minhas ações é dividir o dinheiro que recebi pelo trabalho e dar partes iguais para as pessoas no pôster.”

O que você achou dessa polêmica e como vê as iniciativas de inclusão e combate ao padrão estético feitos pela mídia?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.