Os tipos de refletores que usamos no set

Se você é um leitor frequente dos nossos textos (e se é sua primeira vez, bem-vindo!), já percebeu que nada do que se refere a uma produção audiovisual é um “mero detalhe”. E com a iluminação não poderia ser diferente.

A luz dá o tom da cena, cria o clima e desperta emoções. Uma iluminação bem feita coloca a produção em um outro patamar de profissionalismo, enquanto que a falta dela traz um aspecto mais amador.

Mas para combinar os tipos de luzes e criar o efeito desejado, é preciso entender um pouco sobre como cada uma funciona.

Para começar a aprender sobre esse vasto e complexo assunto, selecionamos abaixo os principais tipos de iluminação que mais usamos aqui na 8 Milímetros.

Luz Principal

Como parece ser bem intuitivo, é a luz principal da cena, a que ilumina os objetos e atores. É a luz primária da iluminação de três pontos.

Luz de Preenchimento

É uma luz não tão forte quanto a luz principal e que anula as sombras criadas por ela. Por isso, é posicionada sempre de forma oposta à principal.

Luz de Contra

Posicionada atrás e acima dos atores e/ou objetos, ajuda a “descola-los” do fundo, modelando melhor os formatos e criando profundidade. Em cenas externas, o sol é uma excelente luz contra!

Iluminação de Dois Pontos

É composta pela luz principal (como fonte primária) e a luz de preenchimento (como fonte secundária), posicionadas de forma a traçar uma linha em direção ao objeto.

Refletores Abertos

São usados para criar uma luz dura que lança uma sombra sobre o objeto em cena. Não há nada para “filtrar” o objeto da luz da lâmpada.

Refletores Fresnel

Uma lente Fresnel é dividida em círculos concêntricos, resultando em uma lente mais fina do que a convencional com a mesma força. Produz uma luz homogênea.

Lâmpadas de tungstênio

Funciona sob alta temperatura e também possui maior temperatura de cor e luminosidade. Seu uso é feito em locações de residências ou escritório, sempre durante o dia. Uma de suas principais vantagens é o baixo custo e a quase perfeita reprodução de cores, além de ter uma vida útil maior do que as lâmpadas incandescentes. Por outro lado, elas esquentam e consomem bastante energia, então é preciso ter cuidado ao coloca-las na sua lista de equipamentos.

 

Se você quer saber mais sobre o assunto, fizemos um post sobre o gaffer, profissional que cuida dos equipamentos e ferramentas que interferem na fotografia do filme, como as lâmpadas e refletores, tecnologias, e o funcionamento da luz. Vale a leitura!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.