TikTok para gamers: alguns insights


Não é de hoje que os jogos online são parte da cultura popular e conversam com um público enorme na internet. E, mesmo que o seu negócio não tenha nenhuma relação com o universo de games, vale à pena se atentar para as tendências e estratégias que podem ser de grande valia para as suas ações de marketing.

Todo mundo sabe que o TikTok é uma poderosa plataforma de redes sociais, mas o que poucos ainda exploram (e fica aí uma oportunidade) é o potencial gigantesco para alcançar a comunidade de gamers.

“A comunidade global de jogos é enorme e, a julgar pela quantidade de conteúdo relacionado a jogos na plataforma, muitos desses jogadores podem ser encontrados no TikTok. De fato, as 100 principais hashtags relacionadas a jogos no TikTok recebem mais de 40 bilhões de visualizações de vídeo por mês, de acordo com dados internos da empresa. A comunidade de jogos do TikTok também está pronta para gastar. De acordo com uma pesquisa recente, 65% dos usuários do TikTok nos EUA fizeram uma compra no aplicativo nos últimos 3-6 meses.”, de acordo com a empresa.

Surpreende o fato que que os jogos sejam negligenciados como um interesse de nicho, ou que sejam voltados unicamente para os consumidores mais jovens, porque, embora sejam os jovens que passam a maior parte do tempo jogando, a familiaridade com o universo dos games, juntamente com a nostalgia, pode ser uma isca poderosa para outras gerações. Afinal, qualquer pessoa de até 40 anos já jogou muito videogame ao longo da vida, então porque não explorar essa conexão também com esse público?

Como o Tiktok está impactando o mundo dos games

Em termos de marketing para os projetos de games para dispositivos móveis especificamente, o TikTok aconselha que os desenvolvedores adotem uma abordagem de três etapas, que nada mais são do que pilares fundamentais de marketing para qualquer estratégia:

  • Orgânico: use seu conteúdo orgânico para saber como os consumidores se envolvem com sua marca. Este é o plano perfeito para testar formatos de conteúdo e dimensionar o que funciona
  • Pago: aposte em campanhas pagas para ampliar seu conteúdo de melhor desempenho. As campanhas pagas também oferecem a oportunidade de testar diretamente novos públicos ou segmentar e otimizar para objetivos de negócios específicos
  • Influência: gere engajamentos e discussões na comunidade TikTok. Quanto mais você postar e amplificar seu melhor conteúdo, mais você maximizará as oportunidades e o potencial de influência conquistada na comunidade

O TikTok também observa que funciona bem como um canal aliado a outras plataformas, compondo uma estratégia de cross media relevante:

  • Complemento da mídia tradicional: ver um anúncio na TV depois de ver um anúncio de um creator do TikTok aumenta a lembrança do anúncio de TV em 13%
  • Amplifica a mídia social: assistir ao conteúdo de um influenciador do Instagram é 43% mais memorizável se você já tiver tido contato via TikTok
  • Prepara o público de vídeo digital: você tem 31% menos probabilidade de pular um anúncio do YouTube se assistiu pela primeira vez a um anúncio de criador no TikTok

Como você acredita que pode usar essas estratégias para o seu negócio no TikTok?

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