Tendências de marketing para 2019

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Tendências de marketing para 2019

2018 foi um ano desafiador pra muita gente – desafiador é uma bonita palavra para “difícil pra caramba” -, mas teve  quem encontrou belas oportunidades e saiu melhor do que entrou. E uma maneira que costuma dar muito certo é se planejar, prever certas tendências. É aí que esse post entra!

Separamos 5 tendências de marketing para 2019. Muito do que está aqui veio ganhando força e muito da indústria se mexeu pra esse lado.

1. Realidade aumentada e virtual

Dois cases chamaram muita atenção nesse ano: Pokemon Go e Hermes Pardini. O primeiro, mais conhecido, foi uma febre em jovens e não tão jovens, caçando Pokemons em ruas e praças em muitas cidades do mundo. O segundo foi um óculos de realidade virtual que o laboratório Hermes Pardini colocava nas crianças para distraí-las enquanto aplicavam vacinas contra a gripe. O entretenimento era tão sincronizado com o mundo externo que as crianças nem percebiam que estavam sendo picadas por uma agulha.

Em ambos os casos, seja para entretenimento ou para um serviço, o aparelho e a realidade conversam intimamente e oferecem uma experiência mais profunda e que chama muita atenção das pessoas.

Foi o que fez a IKEA, com seu app de realidade aumentada em que era possível antever como ficaria uma cozinha planejada direto em sua casa. Também foi uma febre.

A Apple, com o iPhone, a Samsung com a linha Galaxy, investiram pesado em tornar seus aparelhos preparados para comportar grande carga de realidade aumentada e o número de aparelhos com essa tecnologia deve crescer muito em 2019.

Vale prestar atenção nisso e começar a se mexer o quanto antes, se ainda não o fez, pra oferecer melhores experiências para seus clientes e criar uma real vantagem competitiva.

2. Vídeos interativos

Vídeos passivos, os tradicionais, em que você comunica o que precisa e que temos falado tanto aqui foram e são os grandes pilares da comunicação em todo o mundo. E uma derivação complementar e inevitável dessa macro tendência são os vídeos interativos.

Se você ainda está na dúvida desse nome mais “técnico”, as famosas lives são grandes exemplos de vídeos interativos. Aqueles com enquetes nos Stories do Instagram também entram nessa categoria.

Enfim, são vídeos que permitem a participação do público de alguma forma. Mais do que apenas exibir um conteúdo é interagir antes, durante (principalmente) e depois que ele acontece.

3. Propaganda nativa e conteúdo

Com o aumento do uso de ad blockers, aqueles aplicativos que desabilitam os anúncios nos sites (no Brasil ainda não chega a 2% dos usuários, mas cresceu muito no último ano) e o grande volume de pessoas que “pulam” a propaganda no YouTube e Facebook, por exemplo, a propaganda nativa, ou seja, aquela que se assemelha ao conteúdo de cada canal, tem ganhado muito espaço.

Para isso, é importante rever o papel da publicidade e das marcas como simples produtores de propaganda e é preciso entender o conteúdo e a utilidade como fatores que vão fazer a diferença.

Muitas marcas têm um acervo enorme de informações, como pesquisas, estudos, testes que pode transformar em ativos de conteúdo e publicar em forma de vídeos para seu público. Certamente vai chamar mais atenção do que unicamente a publicidade tradicional.

4. Buscas por voz

Com ferramentas cada vez mais inteligentes, como as dos assistentes pessoais, a popularização dos comandos por voz é uma das grandes tendências para 2019.

Além de favorecer a inclusão de idosos, analfabetos e crianças, já que pode obter resultados de buscas e vídeos apenas por comandos de voz, essa tecnologia também tem ajudado a prevenir acidentes e tem funcionado muito para pessoas com o dia muito agitado.

Para isso, prepare sua empresa para atender a pesquisas feitas por voz em suas plataformas de anúncios como o Google Ads, por exemplo. As buscas são diferentes, como o uso de mais termo: ao invés de “empresa de seguros”, prepare seus anúncios para buscas como “seguradora para casas no bairro de Moema”.

5. Inteligência Artificial

Muitas das funções humanas são repetitivas ou requerem cálculos com uma base grande de previsibilidade. Essa foi a fase 1 da inteligência artificial.

Agora as máquinas já aprendem com base nas respostas de determinadas ações, como por exemplo, os anúncios em vídeo: se você determina um objetivo, como fazer com que as pessoas liguem para sua empresa, as máquinas começam a selecionar pessoas com base em análises que as fazem concluir com um alto grau de acerto quem tem maior chance de ligar para sua empresa de verdade.

Além disso, existem milhares de outros usos da inteligência artificial e aprendizagem de máquina, como os chat bots, que através de robôs, permitem responder milhares de clientes ao mesmo tempo com baixíssimo custo e alto grau de satisfação dos clientes que não precisam mais esperar horas para ser atendidos e nem serem atendidos por secretárias eletrônicas ineficientes. Em alguns casos, a sensação é de que realmente está conversando com um humano do outro lado da tela.

Essas são algumas das grandes tendências para 2019 e que vale a pena ficar de olho para aproveitar as oportunidades que vão surgir e ter um ano novo incrível!

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