Tendências audiovisuais para 2019

tendências audiovisuais para 2019

Tendências audiovisuais para 2019

Nos últimos muitos anos a linha de crescimento do setor audiovisual tem sido crescente. Seja por experiências em eventos, cinema, TV e, principalmente, puxados por digital, o mundo audiovisual nunca esteve em um terreno tão próspero e crescente.

As pessoas estão, mais do que nunca, apaixonadas e, em certa medida, exageradas, em seu consumo de vídeo: uma tendência para 2019, como reflexo é o grande movimento de fabricantes e aplicativos para restringir o tempo médio de uso e consumo de posts, vídeos e informação em suas propriedades.

Por exemplo, já é possível definir quanto tempo você se permite usar o Instagram. Ao chegar nesse limite, o app te avisa e fecha (claro que você pode ignorar e continuar usando, mas pelo menos tem consciência do quanto está consumindo). E também há relatórios semanais com o tempo que você passou em cada aplicativo.

Por outro lado, o audiovisual também ganhou destaque em 2018 e tende a crescer muito em 2019 no setor de educação com o enriquecimento dos vídeos e experiências audiovisuais para tornar o processo mais imersivo e profundo.

Como escolas que usaram a realidade virtual para simular o Coliseu, em Roma. Era como se você estivesse realmente dentro do Coliseu, com cada detalhe e informações adicionais sobre a história de tudo que estava lá.

Mas, sendo positivo ou negativo em alguns pontos, o mundo audiovisual tem crescido, e muito. E, para 2019, algumas tendências devem confirmar o crescimento de 2018 e coisas novas devem entrar com tudo.

Experiência

Painéis de Led em eventos
Tem crescido muito a demanda por experiências complementares em eventos. Além da música, canapés, discursos, as pessoas estão mais exigentes e a régua de qualidade e inovação cresceu muito.

Painéis de Led estão na moda e a qualidade da imagem tem crescido muito, permitindo que vídeos de alta qualidade sejam transmitidos durante o evento para complementar um discurso, passar uma informação importante e o que mais a criatividade permitir nessas horas.

Videomapping
O mesmo aconteceu com o videomapping, aqueles vídeos que mapeiam a superfície, seja uma parede, escadas, chão, qualquer superfície, e faz as imagens interagirem com essas superfícies em 3D.

Com o barateamento (não tanto, mas já é possível aposta nessa tecnologia sem se descapitalizar completamente) e o aumento do número de profissionais se especializando nessa tecnologia, o uso dela vai se tornar cada vez mais frequente e com cada vez mais inovações e surpresas para quem estiver assistindo.

Digital

Videomarketing
Com o crescimento absurdo do consumo de vídeos na internet, alavancado pelo YouTube, impulsionado pelo Facebook e Instagram (agora com o Stories) e novamente alavancado pela NetFlix, a tendência de produção audiovisual para estes formatos só se confirmou e continuará crescendo. E o uso para vender produtos, mais ainda.

Só em 2018, o Brasil, com 209.000.000 de habitantes, viu mais de 139.000.000 de pessoas usarem a internet. Mais de 127.000.000 estão no Facebook e mais de 80% desse público consome vídeos (mais da metade, consome vídeos online diariamente).

Esses números são expressivos e capazes de fazer qualquer marca aumentar muito a venda de seus produtos. Isso explica o crescimento exponencial de investimentos em publicidade digital e, em grande parte, em vídeos. Só o Google, de forma geral, faturou 100 bilhões de dólares e o Facebook, 56 bilhões de dólares, sendo que 80% de todo esse faturamento, no caso do Facebook, derivou de publicidade feita em ambiente mobile, ou seja, publicidade em smartphones.

Com tudo isso, vídeos para promover produtos seja no formato de publicidade ou de conteúdo no ambiente digital móvel são uma tendência que se confirmou em 2018 e vai crescer muito mais em 2019.

Vídeo Vertical
Um reflexo dessa enorme tendência aí de cima, foi a forma de consumir conteúdo audiovisual.

Como a grande maioria do consumo de vídeos ocorre em celulares e celulares são verticais, naturalmente, os vídeos verticais começaram a ter melhores performances por ocupar um espaço maior da tela, chamar mais atenção e levar os consumidores a tomar uma ação real, no mundo real. Inclusive, temos boas dicas sobre como gravar vídeos na vertical bem aqui!

Tudo bem que nossos olhos são um do lado do outro e não um acima do outro e isso torna mais confortável assistir vídeos na horizontal, como sempre vimos, mas os dispositivos móveis estão redefinindo inclusive nossos comportamentos mais orgânicos e esse tipo de conteúdo tem crescido com muita velocidade. Portanto, na hora de planejar os vídeos, sempre vale ter uma versão horizontal, para dispositivos mais tradicionais, como o notebook, a TV e uma versão vertical, para os dispositivos móveis.

OTT
Over the Top. Sabe a TV, que sempre foi usada para ver canais da TV aberta ou fechada?

Pois é, uma enorme tendência são as TV inteligentes, que se conectam na Internet. O volume de conteúdo digital consumido em TVs tem crescido a taxas muito maiores do que o conteúdo consumidor tradicionalmente.

Liderados pela NetFlix, vídeos em streaming estão ocasionando a queda feroz de audiências em telenovelas, o cancelamento massivo de TV a cabo em todo o mundo. E a causa de cancelamentos de TV a cabo não tem relação apenas com o dinheiro que elas consomem, mas com a oferta de conteúdo de streamers, como NetFlix, YouTube, dentre outros.

Uau! 2019 vai ser quente para o mercado audiovisual, mas é bom ficar ligado em tudo que vai acontecer para conseguir obter os melhores resultados!

E aí, quais seus planos para vídeos em 2019? Vamos bater um papo?

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