Como usar técnicas do marketing político a seu favor?

técnicas do marketing político

Como usar técnicas do marketing político a seu favor?

Dizem que a primeira impressão é a que fica, né? E essa frase não está de toda errada – apesar de ser possível mudar essa impressão depois, obviamente. O fato é que são necessários apenas poucos segundos para formarmos uma impressão sobre uma pessoa assim que batemos o olho nela.

Estudos dizem que escolhemos um candidato com base na impressão que sua figura transmite. Depois, justificamos essa escolha de forma racional, como com seus projetos de campanha e argumentos políticos.

Por isso, o marketing político leva em conta muito mais do que estratégias de divulgação e argumentos de campanha. É preciso estudar minuciosamente cada detalhe e adotar algumas técnicas para que o candidato transmita a impressão correta aos seus possíveis eleitores naqueles poucos segundos ou minutos que tem contato com as pessoas, seja em uma campanha corpo a corpo, em uma propaganda de televisão ou num debate ao vivo.

Algumas dessas técnicas usadas em campanhas políticas também podem fazer bastante diferença no nosso dia a dia. Quer saber como? Continue lendo!

Linguagem corporal

A linguagem corporal diz muito sobre uma pessoa. Vamos fazer uma reflexão. Você chega a um consultório médico e existem duas secretárias atendendo na recepção: uma está sentada na cadeira com a coluna completamente torta e curvada para frente, enquanto a outra mantém a postura ereta, a coluna alinhada e os pés paralelos no chão. Qual delas transmite maior sensação de eficiência? Pois é.

No caso do marketing político, até a forma como o candidato aperta a mão das outras pessoas importa e pode passar diferentes percepções. Por exemplo, muito rápido e sem tônus pode dar a impressão de pressa e pouca importância. O ideal é um aperto de mão um pouco mais longo, mas sem exagero, pois transparece que o candidato está dedicando atenção às pessoas e ao momento.

Ah, e você já reparou que político sempre cumprimenta um eleitor meio de lado? É porque, ao colocar a mão por cima, pode transmitir a sensação de autoritarismo, enquanto por baixo, de fraqueza.

Na hora de uma entrevista de emprego, por exemplo, preste atenção na forma como você se senta, fica em pé e cumprimenta o entrevistador. Parece bobagem, mas esses primeiros segundos de contato podem transmitir uma impressão positiva ou negativa sobre você. Agora, é importante manter a naturalidade, certo? Nenhuma técnica poderá falar melhor por você do que você mesmo. Não vale entrar na sala parecendo um robô! 😉

Vai fazer uma apresentação no trabalho ou participar de uma reunião decisiva de vendas? Tente fazer a postura de super-homem antes de “entrar em cena”: peito estufado, mãos na cintura, barriga para dentro, pés paralelos. Ao menos dois minutos nessa posição e o cérebro eleva os níveis de testosterona, aumentando a energia e autoconfiança.

Veja que essas dicas sobre linguagem corporal podem ser muito úteis até para gravar um vídeo institucional para sua empresa ou mesmo dar uma entrevista.

Vestuário e cores

A roupa que usamos também passa uma mensagem às pessoas ao redor. Então, você precisa pensar em como quer que os outros te leiam e se vestir de forma a conseguir esse propósito.

Repare que nem todos os políticos se vestem da mesma maneira. A escolha de cada peça do vestuário faz parte de toda a estratégia de campanha e deve ser condizente com o tipo de discurso e a qual público aquele candidato se dirige. O objetivo é deixar a mensagem forte e coerente.

E você sabia que as cores também transmitem sensações? Em sua última campanha nos Estados Unidos, Barack Obama usou gravatas azuis e vermelhas. A primeira cor dá uma impressão de controle e tranquilidade, enquanto a segunda, força e energia. Uma mistura bastante interessante para quem está querendo comandar um dos países mais importantes do mundo, não? 😉

Além das sensações que cada cor transmite, também existem aquelas que melhor combinam com você, especificamente, devido ao seu tom de pele, cabelo, traços e etc. Que tal fazer um estudo de coloração pessoal e descobrir qual cartela realça melhor seus pontos fortes? Usar uma cor que não lhe cai muito bem pode até ressaltar olheiras e te deixar com aspecto mais cansado, enquanto a cor certa deixa seu visual mais harmonioso.

 

Agora, que tal colocar essas técnicas em prática e melhorar o seu marketing pessoal?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.