Site com taxa de rejeição alta: o que significa e o que fazer?

Depois de muito navegar no Google Analytics e analisar aquele mar de dados sobre seu site, você percebeu que sua taxa de rejeição é alta. Espera aí, REJEIÇÃO? Como assim? Não parece ser algo bom, né? Mas calma que a gente vai explicar o que isso significa e como melhorar esse número.

O Analytics entende como taxa de rejeição sempre que não há navegação em uma página. Por exemplo, quando um usuário entra no seu site e rapidamente sai dele sem passar um tempo lendo ou navegando para outras páginas internas. Uma das percepções que a ferramenta tem quando isso acontece é que a página não está tão bem estruturada assim para prender a atenção do usuário ou não é aquilo que ele estava buscando.

Ok, mas e como saber se uma taxa de rejeição é alta ou considerada normal? Infelizmente, não há um padrão, até porque isso varia muito de site para site. Um site de textos, por exemplo, provavelmente tem uma taxa bem mais alta se comparado a um e-commerce, onde as pessoas navegam por diversas páginas para buscarem produtos.

Apesar de parecer um dado meio abstrato e de diferentes interpretações, sempre podemos tirar ricos aprendizados quando olhamos a taxa de rejeição com cuidado e deciframos o que ela pode estar querendo dizer – e fazer melhorias a partir disso.

Dispositivo

Será que sua taxa de rejeição é diferente em computadores e celulares, por exemplo? Se você tiver páginas com bastante conteúdo e que exija leitura, a taxa de celulares pode ser mais alta, já que os usuários podem não ter tempo ou se sentirem confortáveis em ler muito no aparelho.

Mas esse dado pode acender um altera: será que não vale à pena investigar para entender se seu site tem uma navegação fácil e agradável via mobile? Pode ser que as pessoas estejam encontrando alguma dificuldade de navegar entre as páginas e acabam desistindo.

Página

Analise em detalhe quais páginas têm maior ou menor taxa de rejeição e tente descobrir o porquê. Layout pouco intuitivo? Informações mal distribuídas? Não é um call to action claro ou algo que chame a atenção do usuário de continuar navegando pelo site? Nesse caso, fazer linkagem interna com outros conteúdos pode ajudar.

Velocidade de carregamento da página

Pense só você, que entrou em um site para procurar um produto ou informação e a página leva séculos para abrir. Até carregar tudo, você já saiu e foi para outro lugar, né? Priorizar um site leve e de rápido carregamento é fundamental para não perder visitantes e não elevar sua taxa de rejeição.

 

Gostou das dicas? Como está a taxa de rejeição do seu site?

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