SEO ou PPC: o que é melhor?

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SEO ou PPC: o que é melhor?

Para quem já está familiarizado com Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca, tipo Google) e Pay Per Click (Pagamento por Clique), por favor, dirija-se ao parágrafo 6 deste poste e economize alguns minutos de leitura. Para quem está querendo conhecer esse mundo, seja bem-vindo aos próximos 5 parágrafos!

Pra começar a entender, tanto SEO quanto PPC fazem parte de uma mesma família de estratégias que giram em torno dos motores de busca, como o Google Search, Bing, dentre outros.

Esse modelo inverteu a lógica do marketing tradicional que tinha que “correr atrás” do público. Quando falamos de busca, as pessoas digitam o que pesquisam. Elas declaram sem dúvidas o que esperam daquela busca como “comprar tênis nike para corrida” ou “instalação de persianas no baixo XYZ”.

Não há dúvida sobre a intenção por trás dessas buscas, então tudo o que a Nike e a Persianas do Zezinho tem que fazer é aparecer para essas buscas e os contatos começam a surgir.

Mas há uma diferença de ONDE o seu anúncio vai aparecer: na parte orgânica ou na paga. A paga fica muito clara logo que faz a busca: é todo lugar onde está escrito “anúncio”, enquanto a busca orgânica é todo o resto. Acontece que, quando você faz um anúncio, o Google te cobra um valor toda vez que alguém clica nele (PPC) e no orgânico (SEO) você pode ter quantos cliques quiser que não pagará nada por isso.

PARÁGRAFO 6: É aqui que começa a diferença tanto de investimento, como tempo, credibilidade, flexibilidade, dentre outros elementos para se levar em consideração.

Em uma análise rápida, não pagar por qualquer coisa é sempre melhor e deveria ser a escolha de todo mundo. Mas a lógica do negócio não deixa isso acontecer tão facilmente.

Para estar bem posicionado na busca orgânica, e só vale a pena se estiver na primeira página, já que quase 70% das pessoas não passam dela, o Google avalia mais de 1.000 critérios que envolvem tanto uma análise aprofundada do seu site (on page) quanto fora do seu site (off-page), em que o Google avalia quantos site referenciam o seu com um link, por exemplo.

Preparar o seu site e suas estratégias para estar bem posicionado para um conjunto de palavras-chave não é fácil e requer tempo, ou seja, não é só subir uma página no seu site com uma palavra-chave que imediatamente ele vai começar a aparecer na primeira página. Até que o Google analise seu site, a página e compare com os outros milhares de sites que desejam aparecer para esta mesma palavra, leva tempo: dias, semanas ou meses.

Em oposição a isso, estão os famosos links patrocinados. Tão logo você inclua as palavras-chave na ferramenta própria do Google e pague o boleto, suas palavras começam a aparecer para as buscas, as pessoas começam a clicar e você começa a fazer negócio. É mais rápido, dinâmico e você consegue trabalhar com um leque maior de palavras, que em SEO levaria muito mais tempo para posicionar bem. Além disso, também é possível trabalhar com campanhas pontuais, já que é possível “ligar” e “desligar” as palavras facilmente, o que não é possível em SEO.

Portanto, muito além de opor uma a outra, é preciso pensar em como essas duas estratégias se complementam. Aparecer na busca paga e na orgânica para um mesmo termo diminui o espaço dos seus concorrentes, por exemplo.

E também é possível fazer uma estratégia de palavras que mais geram negócios e investir em SEO para posiciona-las organicamente enquanto ataca com termos mais específicos e mais numerosos em PPC.

Outro ponto positivo da integração é o índice de qualidade. No PPC o Google também analisa uma série de fatores para definir o custo por clique. Um desses fatores é a qualidade da página de destino, ou página onde as pessoas vão ser direcionadas após o clique. Com o aumento da qualidade das páginas, cresce o quality score e, consequentemente pode reduzir o custo por clique, tornando suas campanhas mais rentáveis.

Portanto, de forma geral, combinar as estratégias é o melhor dos mundos e pode trazer um volume muito superior de tráfego para seu site e gerar muitos negócios.

E, pra puxar sardinha aqui pra 8milímetros, tanto o YouTube quanto vídeos nas páginas ajudam muito a melhorar o índice de qualidade na leitura dos algoritmos, o que gera dois tipos de impactos diretos: ou reduz os custos no PPC por quality score alto ou aumenta suas chances de posicionar bem em SEO na análise on-page.

 

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