Tudo que você precisa saber para gerar resultados com anúncios nas Redes Sociais

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Tudo que você precisa saber para gerar resultados com anúncios nas Redes Sociais

As redes sociais definitivamente viraram o jogo quando o assunto é audiência. Só o Facebook tem mais de 127.000.000 de brasileiros cadastrados – 90 milhões acessam a plataforma todos os dias. O YouTube vem logo atrás com mais de 120.000.000 de brasileiros. O Instagram já passou dos 60.000.000 de usuários ativos.

Se tem audiência, quer dizer que se você trabalha, é dono, gerente de marketing, ou qualquer área responsável pelas vendas de uma empresa, as redes sociais são um belo caminho para divulgar seus produtos, serviços e sua marca.

Essas plataformas possibilitam que se faça anúncios e possui diferenciais claros que ajudam muito a obter excelentes resultados. Mas para não cair em armadilhas e extrair o melhor, preparamos 5 dicas de ouro para acertar a mão nos anúncios.

  1. Cada rede tem sua característica

Não adianta fazer o mesmo vídeo para o Instragram e YouTube e esperar grandes resultados com isso, por exemplo.

No Instagram, o tempo médio de scroll entre o post e outro é de apenas 0,8 segundos. Isso mesmo, as pessoas levam apenas 0,8 segundos entre um post e outro. Se o seu vídeo não chamar a atenção logo de cara, as pessoas nem vão ver o que você está dizendo.

É muito mais dinâmico, interativo. As pessoas acessam o Instagram, em muitos casos, indo para o trabalho, no horário do almoço, no intervalo da escola ou da faculdade. Momentos em que não dá pra dedicar muito tempo para consumir conteúdo longo. Portanto, vídeos mais curtos e chamativos geram melhores resultados.

No YouTube, o comportamento é diferente. As taxas de retenção de vídeo são quase sempre muito maiores. As pessoas acessam a plataforma para realmente consumir vídeos com conteúdo, mais longos. Então vale investir em vídeos maiores com mais informações.

No Instagram, 70% dos vídeos rodam sem som (talvez porque ninguém queira mostrar para os outros que está vendo Instagram no meio do expediente!) e no YouTube é justamente o contrário. Então um vídeo tem que funcionar sem som e o outro o som deve fazer parte da narrativa.

E isso vale para todas as redes. Cada uma tem sua particularidade.

  1. Segmentações ricas devem jogar a seu favor

Como as pessoas estão, majoritariamente, logadas, ou seja, cadastradas para usar as redes sociais, essas plataformas concentram um volume muito grande de informações sobre o público. Desde a idade, gênero e localização, também percebem e aprendem sobre seus interesses, hábitos, comportamentos.

Saber usar esses pontos para segmentar quem receberá seu anúncio é o grande diferencial. Por exemplo, se você vende vestido para noivas em São Paulo, pode escolher na segmentação, além de apenas mulheres em São Paulo, também pode usar a segmentação “ficou noiva recentemente” no Facebook e no Instagram. Estudar e aprender mais sobre segmentação pode ser a linha de corte entre gastar fortunas para não gerar resultados e investir pouco e ter muito retorno.

  1. Use CALL TO ACTION, chame para a ação

Nenhum conteúdo deve estar desacompanhando de uma bela chamada para ação. Um bom vídeo dá mais resultado quanto termina com um “compre agora”, “ligue agora”, “clique no site e saiba mais”. Mostrar para as pessoas quais são os próximos passos para se relacionar com a sua empresa pode ser bastante oportuno para qualquer tipo de negócio, desde uma compra por impulso até uma compra mais técnica em que as pessoas precisam de mais informações.

As chamadas para ação podem ocorrer no começo, no meio ou no final de cada vídeo ou conteúdo que você publica. Teste, experimente e aprenda qual funciona melhor para você e qual o momento mais oportuno para aplicar essa técnica.

  1. Interaja com seu público

Grande parte das publicações nas redes sociais que recebem investimentos em anúncios geram interações: dúvidas, opiniões, elogios, críticas. A interação é o coração e a essência das redes sociais. Muitas vendas acontecem diretamente nos comentários de um post. Investir em anúncios e não responder as interações é como levar pessoas até sua loja e não ter nenhum vendedor para atende-las.

Dedique uma parte do seu tempo, uma pessoa ou uma equipe para interagir e realizar vendas nas redes sociais que anuncia e vai perceber um aumento significativo nas suas vendas ou na percepção do público sobre sua marca.

  1. Analise os resultados e otimize

As redes sociais são ricas em dados. Quantas pessoas viram seus vídeos, quanto tempo elas passaram vendo seu vídeo, quantas interações você obteve, quantos cliques para seu site. Tudo o que as pessoas fazem com seus anúncios se torna dados e métricas.

Um olhar atento a elas rapidamente perceberá qual anúncio performou melhor quando o assunto era vender, gerar interações ou melhorar a percepção da marca. Todos os números e suas relações deixam claro qual caminho seguir: apostar mais em vídeos de entrevistas ou animações, anunciar mais para homens ou para mulheres, para região x ou y, para interesses em moda ou interesses em arquitetura.

Parta das perguntas certas e os dados vão te entregar insights valiosos e o caminho estará cada vez mais claro para você otimizar suas campanhas.

Com essas dicas, você pode otimizar seu investimento e obter melhores resultados. E, no meio disso tudo, se precisar de vídeos feitos especialmente para cada rede social, pode contar com a gente! 😉

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