Quem é quem na equipe de vídeo


 

Sempre recebemos muitas perguntas sobre os profissionais importantes para uma produção audiovisual, então resolvemos discorrer um pouco sobre o assunto. Mas, antes de começar, precisamos salientar que cada produção terá suas peculiaridades e exigências diferentes. Por isso, a resposta correta para a pergunta que abre essa matéria vai depender muito do seu projeto. Consulte uma boa produtora, fale do seu projeto e ela te ajudará a entender qual a melhor composição para sua necessidade.

 

Agora, nesse artigo, vamos pensar de forma bem genérica em uma equipe mínima.

 

Cinegrafista
O cinegrafista é o primeiro profissional indispensável da sua equipe, mesmo que a sua captação use uma única câmera e ela permaneça parada durante toda a gravação.

Ele será responsável por:

  • Foco. (Deixar sua câmera no foco automático é uma grande roubada. A qualquer movimento o foco se perde e com ele a atenção do seu público.)
  • Enquadramento. (A escolha correta do ângulo, da composição e da proporção serão essenciais para contar sua história.)
  • Noção estética.
  • E, é claro, pelo movimento. Um bom profissional evita a câmera tremida.

 

Técnico/ operador de áudio direto
Apesar do técnico de áudio direto ser muitas vezes negligenciado, ele tem um papel muito importante na equipe. Negligenciar o áudio é um erro grave.

A empresa Dolby realizou um estudo de caso em que pessoas assistiam e davam notas a um filme. A cada sessão a qualidade do som era diminuída. Quanto menor a qualidade do som, menor nota as pessoas davam para o filme, mesmo que as próprias pessoas não soubessem dizer que o que tornava o filme ruim era o áudio.

Essa história é muito interessante para exemplificar que não adianta ter um vídeo excelente, se você não se preocupar com o áudio.


O profissional cuidar do posicionamento do microfone e da operação do gravador, além de monitorar o áudio para não deixar nenhum detalhe sonoro passar ou algum ruído escapar. Acredite, é mais barato contratar um operador de áudio do que depois tentar tirar um ruído na edição, ou pior, ter que regravar.

Diretor

O diretor é quem vai orientar os depoimentos e as entrevistas e gerenciar as atuações. Ele é responsável pelas unicidade e pela linguagem da filmagem, que pode ocorrer em vários dias ou várias gravações.

 

Assistente de câmera
Os cinegrafistas precisarão acompanhar o diretor para saber as cenas. Por isso, se a produção tiver muitas trocas de lente, cenário ou ainda muitas cenas, será imprescindível um assistente de câmera que irá cuidar da montagem, log, e configuração do setup.


Assistente de direção
A principal função do assistente de direção é otimizar a gravação. Ele é requisitado quando as equipes ou o elenco são muito grandes. Ele ajuda o diretor na parte artística e o gerente de produção na parte técnica. Em alguns casos, pode dirigir o segundo plano de cenas principais ou até trabalhar paralelamente ao cineasta, cuidando de cenas menores em uma locação diferente, por exemplo. Nesse caso, conta com uma equipe própria, chamada de segunda unidade.

 

Diretor de fotografia
O diretor de fotografia é constantemente deixado de lado ou subvalorizado por quem começa a produzir conteúdo em vídeo. Talvez porque esse termo remete a grandes produções. Mas a direção de fotografia pode, e deve, estar presente em toda e qualquer produção. Ele é responsável pela iluminação, pela escolha das lentes que serão utilizadas na produção e pelo enquadramento.

Ele também tem a responsabilidade artística de criar um clima dramático-visual através da textura fotográfica obtida com o uso de filtros, negativos e iluminações sugeridas pelo roteiro, transpondo em imagens as ideias do diretor do filme ou vídeo.


Diretor de elenco
Tom Cruise ou Brad Pitt? Scarlett Johansson ou Natalie Portman? Cabe ao diretor de elenco escolher os atores certos para cada papel. Muitas vezes, o processo envolve testar dezenas ou centenas de candidatos para cada personagem. Para determinados papéis, os artistas lêem e encenam algum trecho do roteiro. Esses testes são chamados de audições


Diretor de arte

O diretor de arte busca referências e exemplos e orienta o cenógrafo, o maquiador e o figurinista. É devido ao diretor de arte que filmes, como “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e “O Grande Gatsby”, são tão bonitos visualmente.

 

Produção

A produção é importante antes e durante a gravação. A pré-produção irá se encarregar das  entrevistas, locações, autorizações e outras partes mais burocráticas.
Durante a gravação será responsável por gerenciar agenda, pela estrutura de alimentação e transporte e o suporte para o elenco ou entrevistados.


Figurinista
O figurinista cuida de cada detalhe das roupas dos atores, incluindo elementos como tecidos, cores e caimento. Não basta ser bom estilista: para filmes de época, por exemplo, os figurinistas mais aplicados pesquisam materiais, tingimentos e padronagens típicos do período ou garimpam peças em brechó.

 

Maquiador
O maquiador é responsável pela make do rosto e até, em alguns casos, do corpo inteiro. O maquiador-chefe cuida dos atores principais, enquanto os assistentes ficam com os secundários. Há também especialistas em maquiagem de próteses (como as orelhas pontudas de Spock, em Jornada nas Estrelas).


Operador de steady cam
O steady cam é um equipamento complementar das filmagens, indicado para as cenas de ação. Trata-se de um estabilizador contra solavancos e trepidações de câmera, quando é operada na mão.

O equipamento é locado por um período determinado e já vem com o operador, que trabalha apenas a câmera sobre este steady cam nas cenas programadas no filme. Ele não faz parte efetiva da equipe de filmagens. Ele trabalha sob as ordens do diretor de fotografia na execução de planos previstos e na decupagem pelo diretor do filme.

Maquinista
Diferentes movimentos de câmera podem exigir, por exemplo, que o aparelho deslize sobre trilhos ou seja anexado a guindastes móveis. Quem monta esses equipamentos é o maquinista-chefe, ou grip. É o responsável pela execução dos movimentos de aparelhos que conduzem as câmeras. Responsável, junto com sua equipe, pela montagem e manuseio de todo material de maquinaria, como carrinhos, trilhos, gruas, grades no teto, dollies, ganchos, roldanas, e todo equipamento mecânico necessário para movimentos de câmera. Trabalha na preparação e Filmagem.


Gaffer
O gaffer, também conhecido como eletricista-chefe, trabalha na preparação e filmagem e é encarregado pela montagem, instalação e manutenção de todo material elétrico referente à iluminação do set de filmagem. Também é conhecido como eletricista-chefe.


Equipe de edição


Editor ou montador

É o editor, ou montador, que reúne, ordena e dá ritmo às imagens filmadas e sons captados fracionadamente no set. Assim ele dá um sentido narrativo à história proposta pelo roteiro literário do filme seguindo uma decupagem prévia do diretor do filme.


Colorista
O colorista é o profissional que, junto com o diretor de fotografia, faz a marcação de luz das imagens editadas de um filme. Ele trabalha na pós-produção e pode alterar os tons, cores ou textura de tudo o que foi filmado.


Videografista
O videografista cria os efeitos visuais, animações e vinhetas do filme.

 

Editor de som
Depois do filme editado, o editor de som faz a filtragem do som direto, recoloca as falas e limpa os ruídos ambientes. Depois, incorpora os sons adicionais, como ruídos de sala, locuções, dublagens e trilha sonora.

 

Há ainda diversos outros profissionais, que serão necessários de acordo com a sua necessidade. Produtor de locação, produtor de platô, operador de VT, microfonista, produtor de objetos, continuista, aderecista, mockupista, efeitista, camareira, catering, sincornizador, licenciador, pesquisador, produtor de foley, só para citar alguns.

 

Se você ainda acha que algumas destas funções não são importantes, dá uma olhada nesse ótimo vídeo do Porta dos Fundos:

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.