Provedores de vídeo: priorizar o monitoramento ou pôr em risco a qualidade da experiência do consumidor

Hoje é tão natural consumir conteúdo em vídeo via streaming que muitas vezes nem fazemos ideia do que está por trás de todo processo.

E mesmo quem entende parte do processo, em função da velocidade das mudanças, acaba deixando de lado alguns pontos, como o monitoramento.

Assim como a luz de superaquecimento de um carro, ou a de emergência de freios, o alarme de uma casa, o monitoramento só aparece quando algo no processo saiu (muito) errado.

Em toda a cadeia, desde os protocolos de empacotamento até as redes de distribuição, principalmente com a entrada do streaming adaptativo, com múltiplas taxas de bits, protocolos adaptativos (HLS, DASH, legado), diversas redes de entregas que não são mais controladas pelo provedor de serviços de vídeo, não é raro ver problemas que comprometem a qualidade da entrega final do serviço.

Imagens e áudios dessincronizados, imagens centrais e ângulos de câmera descompassados, imagens em diferentes dispositivos em tempos bem diferentes, por exemplo, você pode ver um jogo ao vivo na sua SmartTv, quando passa a ver pelo smartphone na sua rede Wi-Fi pode haver um pequeno atraso e quando sai na rua no seu sinal 4g, pode haver ainda mais atraso e alguma queda na qualidade da imagem para manter o vídeo rodando.

Mais do que problemas, esses pontos acima são características e complexidades desse novo cenário de entrega de vídeo. Identificar problemas com tantas variáveis pode levar horas, dias e até meses, por isso, o monitoramento durante todo o processo é tão importante.

Naturalmente, existe uma nova esfera de custos e processos, mas certamente irá custar mais e gerará mais processos quando o problema não está sendo monitorado e isolado quando acontece para que seja resolvido em muito menos tempo do que em uma situação oposta em que você não fizesse a menor ideia em qual momento o problema começou.

Por isso, a recomendação é sempre investir em monitoramento para garantir a qualidade da entrega de serviços de qualidade para o consumidor que muitas vezes paga pelo serviço e exige essa qualidade.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.