Importante ferramenta de comunicação e marketing entre empresas e seus públicos, principalmente nas redes sociais. Inicialmente, essa ideia pode parecer um pouco estranha, isso porque o gênero ainda está muito associado ao jornalismo e ao entretenimento.
Promove engajamento
O documentário exprime maior veracidade à informação passada do que em qualquer outro formato de vídeo marketing e as pessoas tendem a se envolver mais com aquilo que acreditam.
Educa seu público
Seu formato permite um aprofundamento maior sobre um tema ou um ponto de vista. Dessa forma, é possível mudar percepções ou aumentar a compreensão em torno de um assunto.
Tem maior duração
Comerciais costumam ter no máximo 60 segundos. Já o documentário possui um formato que permite adotar um tempo maior sem perder a atenção e o interesse do público. Com isso, é possível explorar um período mais longo para contar uma história ou explicar um conceito.
Custo reduzido
Mesmo que o resultado seja um vídeo de duração maior, a produção de um documentário é consideravelmente mais barata do que a de um comercial. Isso porque produções mais realistas permitem gastos menores como iluminação e produções gráficas, por exemplo.