Privacidade dos vídeos na internet

privacidade dos vídeos na internet

Privacidade dos vídeos na internet

A internet é uma grande bomba-relógio onde todo conteúdo pode ser distribuído em proporções nunca antes imaginadas. Um vídeo pode ir de zero a milhões de visualizações em segundos, em todo o mundo. Às vezes, porque as pessoas querem e há uma estratégia por trás, mas muitas vezes, não exatamente.

Qualquer conteúdo está sujeito à distribuição na internet, mas vídeos são particularmente interessantes e chamam muita atenção. Por isso, há um grande leque de opções (nem sempre infalíveis) para manter seu vídeo privado e em segurança.

Primeiro, é preciso classificar o seu tipo de conteúdo para entender o grau de segurança que será necessário aplicar. Para isso, basta responder perguntas como:

Quem eu quero que veja este vídeo? Todas as pessoas, já que é um novo produto no mercado, ou apenas executivos da minha empresa, já que possui a apresentação de dados com resultados financeiros?

Dessa forma, pode categorizar os grupos em público, restrito e muito restrito.

Essa variação acontece em função de dois fatores: tamanho do público, que pode ir de um a milhões de pessoas, e confiança, que pode ir de nenhuma, se for totalmente aberto, ou seja, quem assistir ao vídeo pode transmiti-lo a qualquer um, ou total, se as pessoas com quem for dividir o vídeo deverão mantê-lo privado a qualquer custo.

O próximo passo, após identificar estes pontos, é entender onde você publicará ou distribuirá o vídeo.

Se for o seu site, atualmente há uma série de aplicativos e plug-ins que permitem adicionar regras e condições para a distribuição do vídeo, como domínios específicos, quando apenas uma lista restrita de sites pode compartilhar seu conteúdo, ou ainda assinaturas (através de senhas temporárias) para incorporações (somente pessoas com uma senha temporária podem reproduzir seus vídeos), delimitações geográficas, em que apenas pessoas de determinados países ou regiões podem ver o vídeo, restrições de IP, que torna a coisa mais restrita ainda, dentre várias outras. Basta entender qual se adequa melhor para seu caso.

Se for as redes sociais, o cuidado é redobrado, já que são plataformas feitas para o compartilhamento. Hoje, existem diversas configurações de privacidade, que vão de privacidade total, em que apenas pessoas com o login e senha tem acesso, passando por apenas pessoas com o link até o público, em que todas as pessoas tem acesso. Também é possível determinar regiões e regras de reprodução nas principais redes sociais como YouTube, Facebook e Instagram.

Quando seu vídeo está disponibilizado apenas em seu computador e será dividido com outras pessoas através de pen-drives, e-mails ou coisas do gênero é sempre bom se certificar que não houve invasão recente do seu computador e que outras pessoas tenham acesso ao seu conteúdo que não faça parte da rede que planeja dividir.

Também há plataformas de hospedagem especializadas em vídeos que permitem uma série de configurações de segurança de todos os tipos e podem ser usadas de acordo com o grau de segurança que planeja.

Mesmo com todos esses recursos, sempre vale uma atenção redobrada quanto à segurança da informação dos seus vídeos.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.