Principais Métricas do YouTube Analytics para o e-commerce

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Principais Métricas do YouTube Analytics para o e-commerce

A grande diferença e parte do impacto que os vídeos online causaram foram em função das métricas.

Com números e gráficos na mão é possível fazer ajustes e otimizações que jamais poderiam ser feitos na era “analógica”. E o mais interessante: em tempo mínimo, basicamente, em tempo real.

São métricas mais detalhadas, robustas e, principalmente, úteis!

Indiferente do objetivo que se tenha com o vídeo, como falamos nesse post sobre a diferença entre vídeos de produto e vídeos publicitários, é possível medir para conseguir tomar ações bastante concretas.

Neste post, vamos falar sobre as principais métricas que impactam tanto a produção do conteúdo do vídeo quanto seus resultados no seu e-commerce.

Vamos pular a parte que fala de volume de visualizações, interações, likes e compartilhamentos, porque é bastante claro o quanto esses feedbacks ajudam. Avancemos para a parte das “informações ocultas”, aqueles dados que podem dizer muito sem nenhuma interação direta do usuário.

O único dado óbvio que vamos colocar é o clique, porque se estamos falando de e-commerce, é a variável que pode te ajudar a entender quais vídeos estão performando melhor quando o assunto é levar pessoas para sua loja.

Localização
Saber de onde as visualizações estão vindo pode te dar insights poderosos sobre onde deveria apostar em mídia e distribuição. Um exemplo que ajuda a deixar mais claro é: imagine que, em seu e-commerce, o maior volume de transações venha de São Paulo, e que a maior taxa de conversão venha do Rio. Isso pode te ajudar nas estratégia de direcionar produtos de maior valor agregado para o Rio e produtos de maior volume para São Paulo.

Dispositivo e fonte de acesso
O tipo de dispositivo também pode dizer muito sobre o comportamento do usuário. Se, por exemplo, tem muitos acessos de um celular de entrada na rede 3G, talvez seja bom apostar em vídeos mais curtos para facilitar o carregamento e aumentar as visualizações.

Taxa de evasão
Essa deve ser uma das métricas mais úteis e transformadoras da indústria.

O seu vídeo está indo bem, 1, 2, 3 segundos e quase 100% da audiência que começou a assistir ao vídeo permanecer lá. A partir do 5º segundo, cai para 70% dos usuários, nos 10 segundos, cai para apenas 60% da audiência, e quando chega aos 13 segundos, apenas 20% da audiência permaneceu no vídeo. Alguma coisa nesse 13º segundo incomodou as pessoas ou não foi relevante para a grande maioria da sua audiência.

É hora de aprender! Pode ter sido o preço, uma frase mal colocada, uma trilha sonora que atrapalhou a explicação. Muitas coisas podem ter acontecido e é fundamental fazer esse exercício com todos seus outros vídeos para perceber padrões e gerar aprendizagens reais.

Com as métricas básicas associadas a essas “ocultas” as chances de ter sucesso em função da constante otimização dos seus vídeos são muito altas.

E se precisar de um time que está com um olho na câmera e outro nas métricas, vamos bater um papo? 😉

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