Por que acreditamos mais em vídeos com pessoas?


Nós da 8 Milímetros defendemos muito vídeos com rostos e depoimentos. Eles capturam a atenção, constroem uma sensação de familiaridade e trazem muito mais veracidade ao conteúdo. A linguagem, muitas vezes, transforma-se em documental. O entendimento e a confiança também aumentam quando há pessoas no vídeo. Assim como a conexão se torna mais significativa.

 

Quando uma pessoa decide assistir a um vídeo, ela investe seu tempo em 9troca de conteúdo. Então a linguagem e o assunto devem, pelo menos, igualar as expectativas e falar o que as pessoas desejam ouvir.

 

Há uma série de pesquisas que mostram como os rostos mexem positivamente com o cérebro. Inclusive temos uma região cerebral, denominada giro fusiforme, que responde apenas por faces. E isso não é uma característica humana apenas. Outras espécies, como ovelhas e chimpanzés, também reconhecem os rostos de seu bando ou familiares (apesar de eles parecem iguais para nós).

 

Criamos então um vínculo maior ainda quando o rosto é familiar. Neste sentindo é possível usar uma pessoa com a cara da marca para construir uma conexão pessoal com os clientes. Diversas marcas usam este artifício para estreitar os laços e ampliar o conhecimento da marca e do produto. É o caso de marcas famosas como Bombril, Casas Bahia, C&A, etc.

 

É claro que isso vai depender muito do conteúdo e do tipo de vídeo que você planeja. Mas uma coisa é certa: pessoas transmitem emoção.

 

Como exemplo de como usar pessoas em vídeo, esse é um dos nossos case preferidos:

 

É também um excelente exemplo de como rostos podem mudar a percepção do público. Aqui, durante a Copa de Mundo de 2014, a Prefeitura de São Paulo, realizou uma pesquisa com os turistas, que avaliaram muito bem a cidade, inclusive em itens como segurança e mobilidade. Para não aparentar que a pesquisa estava equivocada, já como contém opiniões diferentes do senso comum, foi produzido um mini-documentário com as respostas. Ninguém acreditaria nos dados se fossem passados com gráficos elaborados, mas todo mundo acredita no que é dito por alguém com brilho nos olhos

 

Outro bom exemplo é esse vídeo que produzimos para o Delboni, onde crianças contam o que acharam do espaço Kids.

 

Além de ficar muito mais verossímil, comparado a um infográfico com informações ou um compilado de imagens do local, o vídeo ainda gera uma motivação pela empatia que as crianças causam. Tanto que teve mais de 1,9 milhão de visualizações.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.