Como encontrar as melhores palavras-chave para aparecer na busca orgânica

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Como encontrar as melhores palavras-chave para aparecer na busca orgânica

Antes de sair por aí usando mil e uma ferramentas de palavras-chave e querer otimizar de tudo e mais um pouco para posicionar o seu site nas buscas orgânicas do Google, é preciso saber O QUE pesquisar e quais pontos você precisa ter em mente. Para isso, comece com as perguntas abaixo:

Será que essas palavras possuem volume de buscas suficiente? De nada adianta trabalhar uma palavra que ninguém procura, né? E não se esqueça de filtrar suas pesquisas apenas para o Brasil!

Vai ser muito difícil brigar por elas? Se você escolher palavras que possuem muitos concorrentes também trabalhando com elas e, principalmente, concorrentes grandes e com autoridade no Google, será bastante difícil conseguir o seu lugar ao sol com esses termos. Nesse caso, a estratégia é apostar nas long tails e ir ganhando seu espaço aos poucos.

A palavra está em qual posição no funil de compra? Quem procura por “produtora de vídeos institucionais em SP” está com uma intenção de conversão muito mais avançada, enquanto quem busca por “dicas para fazer um vídeo institucional” está no momento de pesquisa. Veja em quais dessas camadas você quer trabalhar e se vale à pena.

Como seu site está ranqueado? Veja em qual posição seu site aparece para cada uma das palavras-chave que você deseja trabalhar. Isso vai te mostrar onde você mais precisa otimizar e criar novas oportunidades.

Agora que você já tem esses pontos em mente, é hora de arregaçar as mangas!

Comece procurando pelas principais palavras-chave do seu negócio que darão origem às long tails que falamos mais acima. Com a ajuda das ferramentas abaixo, você vai encontrar uma variedade enorme de termos que talvez você nunca tivesse encontrado – principalmente aqueles que não estão no final do funil de compra e nem consideramos que são importantes!

Palavras-chave principais escolhidas, parta agora para as tais long tail. Esses são termos mais específicos do seu negócio/produto e, consequentemente, possuem um volume menor de buscas, cenário perfeito para você conseguir um posicionamento com elas! Para descobrir o volume de buscas de cada uma delas, o SEMRush e o RD Station são ferramentas que podem te ajudar nesse processo.

Agora, para deixar sua lista de palavras-chave ainda mais completa, encontre qual a dificuldade, potencialidade e oportunidade de cada uma delas. O Moz é um site que te dá todas essas informações de cada termo e você pode exportar os dados para sua própria planilha. Existem algumas fórmulas que calculam, com base em todos esses dados, qual a prioridade e o nível de facilidade para você trabalhar cada palavra.

Como todas essas dicas, ficou mais fácil otimizar seu site, né?

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