Ultimamente, os youtubers são os novos astros de Hollywood. O YouTube, lançado há 12 anos, possui mais de um bilhão de usuários no mundo todo e atinge mais espectadores do que qualquer canal de TV. Falando em números gigantescos, por dia são assistidos mais de um bilhão de horas de conteúdo.

 

E o Brasil é o segundo em audiência no canal, com material criado pelo e para o público brasileiro. No país, a média de consumo de vídeo no canal é de 15,4 horas por semana, sendo o smartphone o principal meio.

 

Moda, beleza, games, vida saudável, gastronomia, comédia, infantil, maternidade, ciência são só alguns dos milhares de temas disponíveis online. Assuntos de interesse pessoal, de aprendizagem e de diversão lideram os motivos para acessar o canal de vídeos. E, como eles mesmos se descrevem, o Youtube transformou-se em um instrumento de transformação social, onde as vozes se tornam mais fortes.

 

Além da fama, o canal também proporciona ganhos financeiros. Além dos critérios de visualização e anúncios, os youtubers se tornam muitas vezes influencers e recebem para divulgar marcas ou produtos.

 

Atingir a fama e o sucesso pode não ser fácil, mas não é impossível. Originalidade, carisma, senso de humor e autenticidade são características fundamentais. Quem diria, por exemplo, que um jovem do Piauí, gravando vídeos de seu quarto, se tornaria em dois anos o Youtuber mais influente do Brasil, com mais de 23 milhões de inscritos em seu canal. É o caso de Whindersson Nunes e de grande parte deles no início de seus vídeos.

 

Não existe uma unanimidade no ranking de youtubers. Ele pode mudar de site para site, dependendo do critério de avaliação e da época em que foi realizado. Até porque não é só a visualização e o número de inscritos que fazem parte da avaliação. A taxa de influência também tem um grande peso, mesmo sendo difícil de defini-la.

 

Aqui, usamos a terceira edição, de 2017, do estudo “Os Influenciadores – Quem Brilha na Tela dos Brasileiros”, realizada pela Provokers para o Google. A pesquisa buscou verificar as personalidades brasileiras (da televisão e da internet) que as pessoas conhecem e se espelham.

 

Separamos então os dez youtubers mais famosos do país em 2017:

  1. Whindersson Nunes; 
  2. Flavia Calina;
  3. Julio Cocielo; 
  4. Felipe Castanhari; 
  5. Felipe Neto; 
  6. Kéfera; 
  7. Lucas Lira; 
  8. Bia – Boca Rosa; 
  9. Christian Figueiredo; 
  10. Camila Coelho; 
Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.