Os benefícios de associar sua marca ou campanha a causas sociais


O consumidor hoje não está mais interessado apenas no produto. Ele quer saber como ele foi produzido, se a empresa se atenta a questões de trabalho, sociais e ambientais. E também espera que elas promovam e apoiem algumas causas.

 

É aí que entra o Marketing Social e o Marketing de Causa. O Marketing Social é mais usado em campanhas de conscientização, propondo uma mudança de comportamento. Seu foco está atrelado principalmente a causa. É usado principalmente por ONGs e órgãos públicos. Podemos citar aqui o Médico sem Fronteiras, Doutores da Alegria e Teto Brasil, e ainda campanhas de vacinação do Governo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=jQj1lq01j7s&ab_channel=tvdoutores

 

Já o Marketing de Causa é baseado em cunho social, revertendo parte da renda para a campanha, por meio da venda de produtos ou serviços. Ele gera benefícios para as duas partes, impactando consumidores e funcionários. A empresa que promove a ação social ganha maior visibilidade, aumentando o conhecimento e a admiração da marca por parte dos clientes. A instituição beneficiada recebe o retorno financeiro e a publicidade.

Grandes empresas praticam o Marketing de Causa e obtém bons resultados. Como exemplos temos o Criança Esperança – da TV Globo, Teleton – do SBT, McDia Feliz – McDonalds, Adotar é tudo de bom – Pedigree, Câncer de Mama no Alvo da Moda – Hering, Papai Noel – Correios.

https://www.youtube.com/watch?v=omvB-6Udmu0&pbjreload=10&ab_channel=CorreiosOficial

 

Repare que a empresas e a instituição beneficiada devem ter uma relação. E ela deve estar dentro dos padrões culturais e dos objetivos das duas empresas.

 

Campanhas como setebro amarelo, outubro rosa, novembro azul ou campanha do agasalho são ótimos como apoio a causa, mas não podem ser classificados como. Estabelecimento de metas, pesquisa de mercado, segmentação do público, metas claras e mensuráveis e contratos firmados entre as partes fazem parte do plano de Marketing de Causa.

 

Uma alternativa, além de apoiar as campanhas acima (já que o custo é muito pequeno), é utilizar incentivos fiscais para doação. O limite é de 2% do lucro operacional da empresa para empresas sem fins lucrativos.

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