O que são vídeos nuggets e como fazer o seu

Você já ouviu falar em vídeos nuggets? Não, não tem nada a ver com comida 😉

Talvez você não conheça pelo nome, mas provavelmente já se deparou com eles nas suas redes sociais. Vídeos nuggets nada mais são do que trechos tirados de um vídeo mais longo com o objetivo de atrair as pessoas a consumirem o conteúdo completo.

A youtuber Taciele Alcolea usa bastante desse recurso para divulgar os vídeos no seu canal do YouTube, colocando vídeos nuggets no seu perfil do Instagram:

 

 

A ideia é usar o vídeo nugget como “isca”, incitando a curiosidade nos usuários para clicarem e serem direcionados ao vídeo completo, onde você terá mais tempo e oportunidade para trabalhar melhor o tema. Se você também quer apostar nesse formato para sua empresa, anote essas dicas:

 

Pense bem na escolha do trecho

Não adianta muito pegar qualquer trecho do seu vídeo e colocar como nugget. Esse trecho precisa ser bem escolhido pois é ele que vai determinar se o usuário vai, ou não, se interessar em assistir ao vídeo completo. Por isso, escolha uma parte interessante e instigante para o nugget.

 

Capriche no corte

A edição para o vídeo nugget é bastante simples, basicamente cortar o trecho escolhido do vídeo. Porém, é importante prestar atenção para não deixar pausas longas, introduções desnecessárias e qualquer outra parte que seja um “desperdício” para o usuário, que poderá fazê-lo se desinteressar pelo conteúdo. O vídeo nugget precisa ser dinâmico.

 

Coloque legenda

O Instagram, por exemplo, possui a funcionalidade do autoplay, onde o vídeo começa a rodar sem som automaticamente quando o usuário passar por ele no feed. Por isso a legenda é tão importante, pois se o usuário estiver em um ambiente onde não pode ligar o som, poderá, mesmo assim, entender o conteúdo do seu vídeo.

Na hora de legendar seu vídeo, vale prestar atenção no tamanho da fonte (nem tão grande a ponto de cobrir o conteúdo, nem tão pequena que não dá para enxergar), no contraste (cuidado ao colocar legendas claras em fundos claros ou legendas escuras em fundos escuros) e na fonte (use fontes simples e de fácil leitura).

 

Priorize o formato vertical

Vale lembrar que as principais redes que são sucesso para os vídeos nuggets, como Instagram e Facebook, são vistas pelo celular, na vertical. Se seu vídeo foi pensado dessa maneira, as chances de engajamento são maiores.

 

Pronto para fazer o seu?
Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.