O que são vídeos corporativos e por que apostar neles

Você sabe o que é um vídeo corporativo?

Se você pensou corporativo = institucional, então esse post é para você!

Em primeiro lugar, um vídeo institucional é diferente de um vídeo corporativo. Enquanto o primeiro é focado na apresentação da empresa e apresenta sua seus valores e forma de ver o mundo, o segundo tem como objetivo divulgar trabalhos já realizados, o diferencial do seu serviço ou apresentar um produto. Portanto, são coisas diferentes.

A maioria das pessoas conhecem os vídeos institucionais e entendem sua importância dentro da estratégia de marketing, mas porque investir em um vídeo corporativo?

Esse tipo de conteúdo é uma forma certeira de se manter alinhado com o público em um nível mais profundo. É diferente de um vídeo publicitário, onde as informações são apresentadas de forma mais rápida e objetiva para conseguir a atenção da audiência. No vídeo corporativo você tem a oportunidade de mostrar sua marca de verdade, conversar mais de perto com o público, explicar em detalhes como seu produto/serviço é eficiente e vai resolver o problema de quem está assistindo.

Além de aproximar sua empresa do seu público e estreitar essa relação, esse tipo de vídeo também pode ser utilizado internamente para engajar funcionários e colaboradores e fazer com que todos tenha o mesmo conhecimento acerca de um produto ou serviço.

Para fazer esse tipo de vídeo, você precisa ter bem claros alguns pontos:

  • Quem é seu público: qual o perfil dele? Idade, sexo, onde mora, o que faz, com que trabalha, qual o hobby Ou seja, crie uma persona que resuma as principais características da sua audiência e tenha ela como foco na hora de elaborar seu roteiro.
  • O que você quer transmitir: o vídeo vai ter um apelo mais emocional ou descontraído? Qual tipo de informação você quer que chegue ao seu público?
  • Como você vai contar essa história: elabore um roteiro que conte uma história, envolvendo a audiência do começo a fim. Isso se chama storytelling e ajuda o telespectador a se identificar e se conectar com o que está assistindo. (Já demos dicas aqui e aqui sobre como montar um storytelling de respeito!).
  • Qual seu diferencial: por que as pessoas escolheriam o seu produto ou serviço e detrimento do da concorrência? O que sua empresa tem de especial? Você precisa ter isso muito claro para transmitir essas qualidades para seu público.

 

Quer produzir um vídeo corporativo de qualidade? Entre em contato com a gente e vamos bater um papo! 😉

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.