O que são Influenciadores Digitais e como podem ajudar sua empresa


A comunicação mudou, seja na forma de transmitir o conteúdo ou em que consumimos ele. E com a internet cada vez mais presente na rotina da população, os hábitos também se modificaram. Jornais e revistas deram lugar a sites, blogs e mídias sociais, conteúdos de tv a streamings, lojas físicas a lojas virtuais, CDs a aplicativos de música, e artistas e apresentadores cederam espaço para blogueiros e celebridades digitais.

 

Influenciadores Digitais (do termo inglês digital influencer) são produtores de conteúdo online que utilizam seu canal para divulgar produtos e serviços, atingindo determinado público-alvo. A divulgação é feita de maneira espontânea e natural, geralmente inserida no cotidiano ou na rotina.

 

Os canais variam desde blogs, vídeos e mídias sociais. Mas a grande parte dos Influenciadores estão presentes em todos eles. E as mensagens publicitárias podem ser passadas por fotos, textos ou vídeos – os publieditoriais, ou em forma de resenhas com a opinião do Influenciador. E todas a publicidade deve ser comunicada de alguma forma para o público, passível inclusive de multa para quem faz a propaganda velada.

 

A principal vantagem é a aproximação que eles tem com seu público. Eles são vistos pelo público como pessoas próximas. E a opinião de amigos vale bem mais do que a de um desconhecido.

 

Seu nicho de mercado é bem específico, já que depende diretamente do conteúdo que ele produz. Moda, beleza, games, vida saudável, gastronomia, comédia, maternidade e ciência, são só alguns dos temas. Há ainda Influenciadores Digitais regionais, que possuem grande influência em determinadas regiões.

 

A decisão de qual Influenciador Digital escolher tem de estar alinhada com o conteúdo e com a marca. Não faz sentido falar de um delicioso bolo de chocolate para alguém que fala apenas de dieta e exercícios físicos, não é mesmo? Verifique não só o número de seguidores nas diversas plataformas, mas priorize a taxa de engajamento – que é ainda mais importante, como interações, comentários e menções.

 

Uma pesquisa da Infobase e da Interativa mostrou que o conteúdo divulgado por influenciadores digitais pode gerar resultados até mais significativos do que um vídeo de 30 segundos na televisão.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.