O que saber antes de fazer um documentário


O que saber antes de fazer um documentário

Há tempos que a palavra “documentário” não remete a um conteúdo massante, sem ritmo e cheio de falatório. Com a popularização dos vídeos na internet e o sucesso das plataformas de streaming, as pessoas aprenderam a consumir – e exigir – conteúdos de alta qualidade e variados formatos. Por isso, os documentários vem ganhando cada vez mais espaço entre a audiência e pode ser uma forma de produzir um conteúdo rico, interessante e relevante.

Confira algumas dicas antes de pensar em fazer um documentário:

Jogo de cintura

Diferente de um filme de ficção ou um comercial, que tem o roteiro muito bem detalhado e feito para ser seguido à risca, no documentário muitas coisas interessantes podem acontecer fora da cena principal e é preciso ter flexibilidade na produção para captar esses momentos. Por exemplo, a reação inesperada de algum participante ou detalhes de bastidores podem enriquecer, e muito, a história contada no documentário e dar o tom da emoção.

Por isso, é importante planejar equipe, cronograma e equipamentos para poder atender ao que acontece de última hora. Mas atenção: ter flexibilidade e estar preparado para situações diversas não que dizer não fazer planejamento algum. É fundamental estabelecer regras e ter um roteiro, porém, prevendo mudanças de rumo inesperadas.

Inclusive, já falamos sobre como fazer um roteiro de vídeo que pode te ajudar com algumas ideias para seu documentário. Em um outro texto, comentamos sobre as lições de roteiro podemos aprender com “Um lugar silencioso” e que tem muitas dicas importantes!

Vá além dos fatos

O que mais aquele tema tem para ser explorado além dos fatos em si? Ficar preso no fato vai tornar seu documentário uma grande peça jornalística. Também é importante se desprender de opiniões e visões tendenciosas sobre o tema e deixar s ideias fluírem sem filtros.

Invista tempo na pesquisa

Antes de contratar os “personagens” da sua história e elaborar o roteiro, escolher as locações e etc, pesquise. Pesquise muito. Pesquise sobre as pessoas, os lugares, arquivos históricos (se houver), toda e qualquer informação sobre aquela temática. Isso vai deixar seu documentário muito mais rico e facilitar na hora de fazer o planejamento e roteiro, pois você já vai saber quem e o que é importante.

Elenco

Lembre-se que o “elenco” do documentário não é formado por atores, e sim por pessoas reais que, na maioria da vezes, não tem o dom da interpretação ou habilidade para decorar textos. Por isso, tenha em mente que seu roteiro tem que ser flexível e adaptável e que muita coisa pode sair diferente do esperado.

Pós-produção

A pós-produção é uma das etapas que mais difere de um filme ficcional. Isso porque, justamente pelo roteiro ser mais aberto e adaptável, o trabalho de reunião de cenas não previstas, selecionar o que entra ou não, e a edição final também é muito mais variável. Isso é importante levar consideração até para programar prazos e cronograma de entrega.

 

E aí, pronto para começar a pensar no seu documentário? Selecionamos alguns dos nossos minidocs para te inspirar nessa jornada! Dá o play:

 

 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.