O que os brasileiros fazem no TikTok e como as marcas podem se fazer presentes

O que os brasileiros fazem no TikTok e como as marcas podem se fazer presentes

O que os brasileiros fazem no TikTok e como as marcas podem se fazer presentes

O TikoTok estourou em 2020, foi o aplicativo mais baixado naquele ano e manteve o pódio no primeiro trimestre de 2021. A rede social chinesa ganhou o coração dos jovens ao redor do mundo graças aos seus vídeos curtos e divertidos. Em um período onde as pessoas ficaram mais tempo em casa por conta da pandemia do novo coronavírus e em meio a tantas notícias pesadas, um pouco de conteúdo leve e divertido se tornou uma necessária válvula de escape.

No Brasil, o sucesso do TikTok também foi estrondoso. Somos o terceiro mercado do TikTok e o de crescimento mais rápido, com 8,6% dos downloads. Só em fevereiro de 2021, o aplicativo foi baixado mais de 9 milhões de vezes no Brasil, quase 1000% a mais do que no mesmo período de 2019.

Vistas essas informações, está claro que não dá para deixar a rede social de lado, né? Para entender melhor como você e seu negócio podem estar presentes no TikTok, confira o perfil dos usuários brasileiros na rede social, com base nos estudos da Opinion Box.

Imagem: https://www.searchenginejournal.com

Como dito lá no começo, o TikTok é uma rede para divertimento. A pesquisa mostrou que maioria dos usuários (cerca de 74%) utiliza o aplicativo para se divertir e distrair das notícias do dia a dia.

  • Se divertir ou distrair: 74%
  • Descobrir coisas novas: 48%
  • Se atualizar dos virais: 31%
  • Se informar: 31%
  • Usar para o trabalho: 13%

Por ter maior foco na diversão, os conteúdos que dominam no TikTok são leves, engraçados e de utilidade. Os principais tipos são:

  • Humor: 69%
  • Música: 54%
  • Saúde e fitness: 47%
Imagem: https://mediakix.com/

Mas não é só porque a maioria das pessoas usa a rede para dar umas risadas em meio ao caos do mundo atual que as marcas não devem estar ali. Muito pelo contrário! A mesma pesquisa identificou que 66% dos usuários concordam que o TikTok pode ser uma ferramenta eficaz para aproximar marcas e consumidores e 56% seguem alguma empresa ou marca na rede social. Além disso, 38% dos usuários disseram que já compraram a partir de um anúncio exibido no aplicativo.

Assim como em todo meio, criar conteúdo para rede social é muito mais do que ter um perfil em cada plataforma e replicar o mesmo conteúdo em todas elas. Cada rede tem suas particularidades, como o tipo de formato mais apropriado, conteúdo específico, ritmo e linguagem. Por isso, para estar presente no TikTok é importante que as marcas entendam qual a dinâmica da plataforma e criar conteúdos que sejam atraentes e conversem com o público ávido por consumir novidades. Para se inspirar, confira esse post aqui com várias dicas: Marcas no Tik Tok: como as empresas podem fazer sucesso na rede social.

Apesar de ser uma rede bastante voltada para o público jovem, não há somente esse perfil por ali. 60% dos entrevistados diz que raramente ou nunca posta nenhum conteúdo, enquanto 13% relata postar pelo menos uma vez ao dia. Apesar disso, 44% das pessoas afirmaram que entram na rede social várias vezes ao dia. Isso é um ponto relevante porque há um grande número de usuários que está apenas observando e consumindo conteúdo. As marcas devem estar atentas também a esse público, que não necessariamente são os jovens que publicam a maior parte do conteúdo da rede social.

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