O que faz um gaffer?

Você já ouviu falar em gaffer? Assim como logger, que abordamos nesse texto aqui, gaffer é um dos profissionais dentro da indústria do cinema que tem um nome diferentão e muita gente não conhece, mas que é de extrema importância para um filme acontecer.

O gaffer é o profissional que torna realidade o que o diretor de fotografia pensou para o filme em termos de iluminação. É quem conhece as ferramentas, as lâmpadas e refletores, tecnologias, a luz. O gaffer é o chefe das equipes de elétrica e maquinaria, quem coordena todo o pessoal e equipamentos para alcançar o resultado desejado.

O trabalho do gaffer começa na leitura do roteiro. Muitas vezes, lá ele encontra algumas referencias mais óbvias em relação à execução da iluminação, como o ligar/desligar de um interruptor. Depois, na reunião de alinhamento com os diretores de fotografia e de arte, por exemplo, ele vai entender qual é o conceito daquele filme, quais sensações devem ser transmitidas, como aquelas cenas devem acontecer. Então, vai se preocupar em COMO fazer isso.

O gaffer vai planejar quais equipamentos ele vai precisar para fazer o plano de iluminação sair do papel. É aí que seus conhecimentos sobre o comportamento da luz e de eletricidade entram em cena. Um determinada luz pode ficar boa em uma câmera, mas ruim em outra. Uma locação pode exigir um tipo de equipamento, enquanto que no estúdio é melhor outro.

Ah, e tem a logística! O filme exige muitas locações? Como aproveitar os equipamentos da forma mais inteligente possível para facilitar a dinâmica das gravações? E tem o orçamento. É preciso alugar alguma equipamento? Se sim, será possível concentrar as cenas para um mesmo dia e evitar pagar mais de uma diária? Os equipamentos necessários serão muito caros? Dá para fazer com o que tem? Manter a verba dentro do estipulado também é mais uma das funções do gaffer.

Para trabalhar nessa área, o ideal é começar como assistente e vivenciar a rotina de uma gravação a tudo o que diz respeito a iluminação.

 

E você, você curte trabalhar com luz?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.