O que faz o logger

Pense só no tamanho do cartão de memória de uma câmera. Pequeno, leve, compacto. Cabe no bolso, né?

Corta.

Agora, imagine tudo o que envolve uma diária completa de gravação: estúdio/locação, atores, figurantes, figurinos, cenários, assistentes de câmera, de produção, de direção, diretores, produtores, dezenas de equipamentos.

É até um pouco louco pensar que todo o trabalho feito por dezenas (e, às vezes, centenas) de pessoas e tudo o que envolve uma gravação audiovisual, no fim as contas, se resuma a um pequeno objeto que cabe na palma da mão.

E, por ser um bem tão precioso assim, surgiu a profissão do logger, pessoa responsável exclusivamente por cuidar do workflow dos cartões de memória e outros dispositivos de armazenamento.

Essa função é relativamente nova no universo audiovisual, quando sua necessidade se fez presente no momento de transição da película para o digital. Como era algo novo essa coisa toda de cartão, as equipes acabaram delegando aos assistentes de câmera a responsabilidade de cuidar dessa parte. Porém, se você já leu o texto que escrevemos sobre o que faz esse profissional, sabe que ele já tem uma lista enorme de afazeres e equipamentos bem caros para tomar conta.

O resultado foi que começou a se perder o material gravado. E imagina só o prejuízo e o trabalhão para tentar recuperar, né? Por isso, a necessidade de ter uma pessoa designada para cuidar especificamente dos cartões e armazenamento e manter a integridade do conteúdo a salvo.

As principais responsabilidades do logger já começam antes mesmo de se iniciarem as gravações, como por exemplo:

  • Reunião de alinhamento técnico para entender os detalhes da gravação, inclusive a quantidade de câmeras, HDs e cartões que serão utilizados,
  • Checar, formatar, numerar e identificar os HDs e cartões,
  • Acompanhar o processo de armazenamento, bem como o back-up

Se necessário, o logger também acompanha a finalização na ilha de edição.

 

E você, conhecia essa profissão?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.