O que faz o grip?

Mesmo se você não trabalha com produção audiovisual, com certeza já viu, em algum filme, vídeo ou reportagem, os bastidores de uma gravação. Além da quantidade enorme de pessoas envolvidas, um set de filmagem também conta com dezenas de equipamentos por todos os lados, de um lado ao outro, do chão ao teto – literalmente.

O que a gente nunca para para pensar é que alguém tem que colocar aquele mundaréu de equipamentos exatamente onde eles estão. E não é assim, cada qual cuida do seu cada qual. Existe um profissional muito importante num set de filmagem chamado maquinista, ou grip. Junto com sua equipe, ele é responsável pela montagem e manuseio de todo material de maquinaria necessário para os movimentos de câmera e iluminação. Isso envolve carrinhos, trilhos, gruas, grades no teto, dollies, ganchos, roldanas, três tabelas, praticáveis, torres e por aí vai.

A qualidade de uma imagem depende diretamente da operação de um equipamento pelo maquinista e sua interação com o câmera. Esse profissional também dá apoio aos eletricistas na montagem dos parques de luz em um estúdio ou locação adaptada, por exemplo. Montam tripés, auxiliam na puxada de grossos cabos, manobram rebatedores e auxiliam na montagem de acessórios de iluminação, como o butterfly.

Para exercer essa função, o grip deve possuir amplo conhecimento sobre alta tensão e eletricidade caseira, laçadas de segurança, operar equipamentos auxiliares de elevação, tais como carretilhas, contrapeso e trucks.

Os bastidores de uma gravação audiovisual são sempre um universo à parte completo! Exige a dedicação e o conhecimento de muitas pessoas e muito, muito trabalho em equipe!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.