O que é VOD e sua tendência para 2019

o que é VOD

O que é VOD e sua tendência para 2019

Como vimos sobre as tendências audiovisuais para 2019, os vídeos sob demanda (VOD, em inglês), cresceram mais de 400% no último ano, se estabilizaram e não há cenários em que essa tendência mude.

O crescimento da oferta de conexão, com diversos provedores (ISPs) grandes e também locais, permitiu a capilaridade do acesso aos conteúdos sob demanda.

Quem lidera esse mercado é a gigante NetFlix, que já atingiu picos de 40.000.000 de visualizações em um único filme (Bird Box) e conta com uma base de assinantes superior a 139.000.000 de usuários, com uma receita anual na casa dos US$16 bilhões.

Na contramão deste crescimento, há uma forte tendência de cancelamento de assinaturas das TVs a cabo e uma crescente queda nas audiências das TVs abertas, como Globo, SBT, Record.

Tanto a capilaridade da internet (hoje já são mais de 140.000.000 de brasileiros), quanto a qualidade e o estilo de consumo dos VODs, tem feito essa conta crescer ano a ano.

É muito mais cômodo assistir a um conteúdo quando, onde e como você quiser. Pode começar assistindo a um episódio de uma série no celular dentro do ônibus, continuar no computador numa pausa (ou não!) no trabalho e ver o desfecho da história na SmartTV em casa.

Isso conflita muito com o tipo de conteúdo linear da TV tradicional. Tudo tem hora pra começar e terminar, diferentes da sua disponibilidade, muitas vezes. Fora os infinitos intervalos comerciais que quebram o clima no meio.

Claro que a publicidade faz parte do ecossistema pra manter a roda girando, mas a forma de se fazer essa publicidade é que mudou muito nos últimos anos e o que dava resultado tem deixado de dar e novas formas que não foram imaginadas, como influenciadores, têm gerado grandes surpresas.

Produzir conteúdo para essa nova tendência é uma arte e também uma ciência. Requer boas histórias e uma camada de analytics para entender para onde o público está indo. Por exemplo, os episódios de muitas das séries originais da NetFlix são produzidos de acordo com a resposta do público, seja nas redes sociais ou nas próprias métricas da plataforma, como tempo médio assistido de uma série, onde as pessoas abandonam a série. É possível medir o impacto de determinado personagem no número de pessoas que “maratonam” ou desistem de uma série, inclusive.

A velocidade de produção também foi um ponto de mudança. As coisas ficaram muito mais rápidas, o workflow se dinamizou, a qualidade aumentou. Os roteiristas misturam os sentimentos com os dados. Os atores ensaiam e atuam no mesmo dia. A dinâmica é outra. E o consumidor tem gostado muito disso tudo.

Portanto, o crescimento não vai parar por aí. Haverá mais players no mercado. Todos os grandes produtores de conteúdo, como Disney, Fox, a própria Globo estão se movimentando rapidamente para entrar nesse jogo. Vale (deve!) ficar atento.

E se você procura uma produtora para projetos de conteúdo em VOD, conta com a gente e vamos bater um papo! 😉

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.