O que é o método Stanislavski?

O que é o método Stanislavski?

O que é o método Stanislavski?

Constantin Stanislavski foi um ator, diretor e escritor russo que viveu entre 1863 e 1938 em Moscou e um dos fundadores do Teatro de Artes de Moscou. Buscava uma interpretação cada vez mais real, na contramão do que se via pelos palcos mundo afora: atores falando, gesticulando e se movendo de forma muito marcada e artificial. Stanislavski queria que o público acreditasse no que estava vendo, e que os atores pudessem, de fato, se transformar naquele personagem.

Durante uma vida de estudos e trabalho, Stanislavski desenvolveu o que ficou conhecido como o “método”, uma série de práticas que ajudavam o ator a extrair o máximo de realismo na interpretação do personagem e que pudesse fazer isso de forma autônoma, traçando seu próprio caminho de desenvolvimento.

Constantin Stanislavski

Abaixo, separamos alguns dos pontos mais importantes do “método”, mas quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto pode ler seus principais livros de Constantin, tidos como uma verdadeira bíblia da interpretação: A Preparação do Ator, A Construção da PersonagemA Criação de um Papel.

Ação

Stanislávski acreditava que a ação leva a uma emoção, ou seja, a partir da experiência física é gerado um sentimento, e não o oposto. Por isso seu método incluía diversas práticas físicas que pudessem ajudar o ator a despertar a emoção do personagem, como técnicas de relaxamento físicas e vocais.

Alguns atores levam a premissa bastante a sério, de formas até perigosas. Um dos casos mais famosos é o do ator Jack Nicholson, que realizou sessões de eletrochoque de verdade para seu papel em “Um estranho no ninho”. Em 1990, Daniel Day-Lewis ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em ‘Meu Pé Esquerdo’’, onde quebrou duas costelas para poder viver um personagem paralítico. Além disso, para gravar “Último dos Moicanos”, o ator resolveu viver isolado por seis meses no meio da natureza.

Jack Nicholson em “Um Estranho no Ninho”

Propósito

Outro ponto importante no método é dar propósito e toda e qualquer ação ou sentimento do personagem. Isso ajuda a manter o ator e diretor no foco e não cair em clichês e ações desnecessárias para o desenvolvimento da cena. Muitas vezes, são colocados movimentos e ações para o ator que não dizem nada sobre a cena ou sobre a evolução do personagem, como se fosse somente para “preencher um buraco” na cena.

Para auxiliar nesse caminho, pode-se fazer uso da técnica do “o que – por que – como”. Por exemplo, se o personagem colocou o copo de água que estava em suas mãos sobre a mesa:

  • O que: colocou um copo de água na mesa
  • Por que: para atender à porta
  • Como: abruptamente, respingando água sobre a móvel, pois estava esperando aquela visita há tempos

Circunstâncias

Na visão de Stanislávski, as circunstâncias externas (a disposição material à sua volta) e internas do personagem ajudam a criar um estado de espírito e manter o ator focado naquele universo. Para acessar o inconsciente do personagem e despertar emoções, o ator deve fazer uso da imaginação que, na palavras do russo, “a arte é produto da imaginação”.

Sendo assim, Constantin criou o “se mágico”, onde o ator pode fazer diversas perguntas para imaginar como o personagem reagiria em cada situação.

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