O que é MOOH e como combinar com vídeos?

O que é MOOH

O que é MOOH e como combinar com vídeos?

Dicas de como combinar MOOH com a produção de vídeos

MOOH (Media Out Of Home) é, de forma mais simplificada, toda mídia que é feita “fora da casa” do consumidor.

Por exemplo, a TV, o rádio, o jornal, a revista são veículos “consumidos em casa” (bem entre aspas mesmo, porque ainda é permitido ler jornais nas ruas!), já outdoors, anúncios em pontos de ônibus, relógios com anúncio em ruas e avenidas, shoppings, metrôs, etc, esses sim não são possíveis de levar para casa, daí a definição de “out of home”. Esses anúncios existem desde que a publicidade existe.

Mas por que uma marca deveria investir em um tipo de anúncio tão “antigo” com toda essa revolução digital?

Bom, vamos voltar à essência da coisa toda: toda marca, para continuar operando de forma saudável, precisa fazer com que seus clientes comprem seus produtos. E ninguém vai comprar um produto que não conhece, por isso, a publicidade é hoje um dos maiores negócios do mundo, porque briga pela atenção das pessoas.

Apesar do mundo digital ocupar uma das maiores fatias desta atenção, as pessoas, também conhecidas como consumidores, continuam andando pelas ruas, de carro, de ônibus, metrô, vão a locais públicos como shoppings, estádios de futebol, dentre tantos outros.

A Pesquisa Evolução do Consumo de Meios (Kantar Ibope Media, 2016) aponta o percentual de consumo por meio de comunicação:

  • TV Aberta: 93% (95% no ano anterior, queda)
  • Internet: 87% (82% no ano anterior, crescimento)
  • OOH: 76% (72% no ano anterior, crescimento)
  • Radio: 74% (75% no ano anterior, queda)
  • TV Paga: 69% (70% no ano anterior, queda)
  • Revista: 33% (39% no ano anterior, queda)
  • Jornal: 27% (27% no ano anterior, estabilidade depois de grande queda)

Ou seja, os anúncios “fora de casa” ainda impactam milhões de pessoas todos os dias em uma forma diferente da digital e, quando feito da maneira correta (vamos falar disso já, já) pode gerar resultados muito interessantes, principalmente pelo fato que digital não significa celular ou computador.

Hoje, tudo está se tornando digital, até o que é MOOH. É possível ver outdoors animados em grandes esquinas das cidades, TVs com anúncios animados em shoppings e pontos de ônibus. Enfim, vale usar muito a criatividade para chamar a atenção dos potenciais consumidores.

É aqui que os vídeos e os MOOH se juntam: para gerar diferenciação, chamar atenção e mobilizar pessoas para uma ação. Então, abaixo, algumas dicas para tornar seu anúncios MOOH em vídeo mais atrativo e gerar resultados:

1. Mantenha a mensagem única e direta: qual a mensagem mais importante que precisa passar? Note que é A mensagem, não AS mensagens. As pessoas vão passar rápido por seu anúncio. Você terá pouco tempo para transmitir uma mensagem. Quanto mais simples, mais eficiente.

2. Use letras e imagens grandes: diferente do celular ou da TV de casa, as pessoas estarão mais longe dos painéis e precisam que os textos e as fotos ou desenhos ocupem um espaço maior da tela.

3. Animações e vídeos são essenciais para chamar e reter a atenção: em um universo de anúncios estáticos e pouco chamativos, fazer um anúncio com movimento vai atrair muito mais atenção do seu público: pode ser uma animação, uma pessoa em movimento, letras que vão aparecendo de forma dinâmica. Há muitos recursos.

4. Finalize com uma chamada clara para a ação (call to action): seja breve e objetivo, um único comando. As pessoas são impactadas por milhares de anúncios desde o digital até o “out of home”, então não pense que ela tomará 2 ou 3 ações sobre seu anúncio. No máximo uma: compre, ligue, vá até uma loja. Simples e direto.

Agora, que você já entendeu o que é MOOH, que tal planejar suas campanhas combinando as MOOH e os vídeos para chamar bastante atenção do seu público e gerar resultados diretos para sua empresa?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.