O que é metáfora visual no cinema

O que é metáfora visual no cinema

O que é metáfora visual no cinema

Em um filme ou série, uma imagem é muito mais do que mostrar ao público, literalmente, o que está acontecendo. As imagens podem ser usadas para criar uma outra camada, com outros significados e profundidade que vão além do que aparentam, além do óbvio.

A metáfora visual é uma imagem que pode ser associada ao arco do personagem ou um tema apresentado pelo filme. Pode parecer difícil pensar nessas imagens e fazer com que o público entenda, mas se o arco de desenvolvimento de um personagem é bastante claro, a audiência vai compreender perfeitamente as metáforas utilizadas. O mesmo vale para o tema: quando se tem a temática do filme bastante definida, é fácil do público entender as metáforas visuais apresentadas, o que amarra e enriquece ainda mais a história como um todo.

Exemplos de metáforas visuais

Um dos recursos de metáforas visuais mais comuns é o uso de escadas. As escadas podem significar a subida ao topo, ou um desafio, ou obstáculo, ou o desconhecido ou até um pressentimento, como no caso de Psicose (1960).

Cena do filme “Psicose”

Em Bastardos Inglórios (2009), Shoshana aparece na tela do cinema como se fosse um fantasma no telão, que queima enquanto morre como agente duplo, da mesma forma que os nazistas morrem queimados na plateia logo abaixo.

Cena do file “Bastardos Inglórios”

Tarantino, inclusive, comentou sobre o poder do cinema e da metáfora ali criada: “Uma das coisas que eu realmente gosto no filme é, você sabe, há esse aspecto sobre o poder do cinema nele … Um, funciona como uma metáfora realmente maravilhosa, mas usando as impressões de nitrato que são tão inflamável, não é nem como uma metáfora. É literal. Na verdade, é o próprio cinema que está tentando derrubar o Terceiro Reich. Para mim, isso é simplesmente a melhor coisa de todos os tempos. Torna seu tema metafórico tangível e tátil!”

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.