O que é copywriting e como fazer textos matadores

o que é copywriting

O que é copywriting e como fazer textos matadores

Você já deve ter ouvido falar no termo copywriting, mas você sabe o que significa?

Copywriting é a técnica de escrever um texto que convence seu leitor a tomar uma determinada ação, que pode ser baixar um e-book, assinar a newsletter ou fazer uma compra, por exemplo. O objetivo do copywriter é conduzir o leitor através de um conteúdo rico, inteligente, educativo e convincente a realizar uma tarefa. O copywriting é peça fundamental dentro da estratégia do marketing de conteúdo, pois a técnica pode ser aplicada etapa por etapa dentro do funil de vendas, guiando o leitor/consumidor pelos caminhos traçados previamente até o objetivo final, como a aquisição de um produto ou serviço.

Agora que você já sabe o que é, listamos abaixo algumas dicas para se tornar um copywriter. Vamos a elas?

Conheça o público-alvo: para impactar e convencer as pessoas certas, você precisa saber quem elas são. Estude seus gostos, hobbies, tipo de trabalho, visões de mundo e fale diretamente com elas. Também é importante que você escreva de forma natural e orgânica para gerar identificação com seu público.

Crie a sensação de que o texto foi escrito pensado no leitor: quais informações ele espera encontrar no seu site/blog? O que você pode ensinar de relevante e educativo, que realmente vá fazer diferença na vida daquela pessoa? Entenda o que seu público quer saber e pesquise para fornecer o melhor conteúdo possível

Provoque a sensação de urgência: deixe seu leitor com a percepção de que ele precisa desesperadamente fazer aquilo, agora. No título, subtítulo e CTA, use palavras no imperativo para que seu público se sinta impelido a ler aquele texto ou fazer aquela ação que você propõe no final.

Chame a atenção com números: ao usar números no título, como em “5 dicas para…”, você cria uma expetativa concreta no leitor sobre a quantidade de dicas que ele vai encontrar ao abrir seu texto.

Forneça dados: fontes, números, pesquisas. Toda informação que possa deixar seu texto ainda mais rico e convincente pode ser usada sem medo, mas lembre-se sempre de fornecer dados concretos, nada de “uma pesquisa revelou…”, pois não parece muito confiável.

Aposte no storytelling: isso significa contar uma história. Ao fazer isso, você envolve o leitor com a narrativa, atiça sua curiosidade e interesse e o conduz ao desfecho que você deseja. Já fizemos um post sobre dicas de storytelling na produção de vídeos, mas que podem ser aplicadas para qualquer formato de conteúdo!

 

Que tal começar a colocar a técnica em prática?

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