O que é a técnica Texas Switch usada no cinema?

técnica Texas Switch

O que é a técnica Texas Switch usada no cinema?

Todo mundo que já assistiu a algum filme que tem cenas de luta, quedas, saltos e outras estripulias já deve ter se perguntado se era o ator principal quem realmente estava atuando naquele momento. Sem querer generalizar, mas com grandes chances de acerto, a resposta é não.

Além de determinadas cenas exigirem habilidades e capacidades que os atores não têm, é muito perigoso e custoso aos estúdios de cinema colocar em risco e vida ou a integridade física de um ator de primeiro escalão. Você já imaginou se um ator do nível (e salário!) de Ryan Gosling, por exemplo, quebra um braço em uma gravação e tem que ficar 2 semanas de molho em casa? Fora as questões de cláusulas contratuais, imagina o quanto de dinheiro o estúdio não vai perder por ter que parar todo o cronograma por esse período?

Para resolver esse dilema e continuar nos encantando com cenas incríveis, o cinema criou o Texas Switch. A técnica consiste em fazer uma transição suave e imperceptível do ator principal para o dublê, ou vice e versa, com a câmera em movimento. Assim, a performance é feita por quem tem experiência e competência adequadas, a cena fica perfeita e os atores principais não correm risco de se machucarem.

Uma das cenas de Texas Switch mais marcantes do cinema é, justamente, com o ator Ryan Gosling no filme The Place Beyond the Pines:

https://www.youtube.com/watch?v=BFguF3gf-vU&feature=emb_err_watch_on_yt

Repare que a câmera anda o tempo todo atrás do ator, enquanto ele vai se vestindo e se paramentando até entrar no globo da morte. O que nós, telespectadores, não percebemos é que foi um dublê que entrou no globo, e não Gosling. A transição foi tão perfeita que não conseguimos nem reparar que essa troca aconteceu! Isso é o Texas Switch.

Nesse caso, além dessa atividade ser de extremo risco aos envolvidos, apenas algumas dezenas de pessoas nos EUA têm autorização para fazer esse tipo de performance no globo da morte, e Ryan Gosling não é um deles! Por isso, o uso de um dublê devidamente capacitado é fundamental nesse tipo de cena.

Você se lembra de alguma cena marcante no cinema onde foi usar a técnica do Texas Switch? Conta nos comentários!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.