O que as pessoas fazem nas redes sociais?

o que as pessoas fazem nas redes sociais

O que as pessoas fazem nas redes sociais?

Atire o primeiro smartphone quem nunca passou (muito) mais tempo do que devia rolando o feed das redes sociais no celular! Ou quem nunca sentiu o celular vibrando com uma mensagem nova, mas era só impressão? \o/

Que o celular e as redes sociais viraram, praticamente, uma extensão nossa, não há dúvidas. Estamos o tempo todo acompanhando o que acontece no mundo (e na vida das pessoas) através da telinha que cabe no bolso. Mas como são os hábitos das pessoas em relação às redes sociais e como se sentem diante de tanta informação e conteúdo? Para que será que os usuários mais utilizam as redes?

A MindMiners, empresa especializada em pesquisas, em parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) divulgou uma pesquisa que releva números interessantes sobre o comportamento e sentimento das pessoas em relação às redes sociais.

Vamos a alguns dados?

  • Apesar de 80% das pessoas usarem as redes sociais para acompanhar notícias, 52% acreditam que elas são pouco confiáveis. Em contrapartida, a TV fechada é considerada fonte confiável de notícias por 68% e a TV aberta, por 64% dos entrevistados.
  • O WhatsApp foi elencado como a plataforma social mais utilizada pelos brasileiros, seguida pelo Facebook, Youtube e Instagram. 50% dos entrevistados disseram que o aplicativo de mensagens é onde se tem o maior numero de notícias falsas sendo compartilhadas.
  • 48% responderam que se sentem próximos às pessoas que seguem nas redes sociais, mesmo não as conhecendo pessoalmente. Porém, apenas 17% disseram confiar nas informações divulgadas por influenciadores.
  • 77% dos participantes da pesquisa disseram procurar por recomendações nas redes antes de adquirirem um produto ou serviço. Apesar disso, apenas 22% consideram as avaliações de influenciadores como confiáveis. A fonte mais confiável para 78% das pessoas são especialistas, seguidos por professores, com 61%.
  • Smartphones estão no topo da lista, com 55%, do produtos que as pessoas mais buscam a opinião de influenciadores digitais antes de comprar; depois vem Eletrodomésticos, com 38%; Games, com 34%; Vestuário, com 32% e Viagens, com 29%.
  • Qualidade do produto, sustentabilidade e atender às necessidades da sociedade são as principais características que os usuários esperam de uma empresa.
  • Verificar notificações é o que leva 78% das pessoas a abrirem suas redes sociais. A segunda razão, com 62%, é para espairecer ou relaxar, seguindo por 63% que disseram acessar para se distrair enquanto esperam por alguma coisa. Saber o que as pessoas estão fazendo corresponde a 44%.
  • 64% dos entrevistados confessam checar, pelo menos uma vez, a quantidade de curtidas e visualizações após publicarem uma postagem. 41% dizem considerar importante a reação das pessoas.

Esses dados são interessantes porque mostram que as pessoas estão cada vez mais atentas à confiabilidade da fonte para determinadas notícias, mas levam bastante em consideração a opinião de influenciadores digitais com quem se identificam e acreditam na hora de pesquisar sobre um produto, por exemplo. Também é curioso observar que a TV fechada e aberta continuam sinônimo de credibilidade na divulgação de notícias e informações, apesar da popularização da internet.

O que você acha disso? Qual sua relação com as redes sociais?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.