O que as cores querem dizer


O que as cores querem dizer

Quem nunca se vestiu de branco para passar a virada do ano esperando paz? Ou que escolheu a cor da roupa íntima para trazer aquilo que você mais desejava para o novo ano que estava se iniciando?

Pois é. As cores têm significados e nos transmitem emoções e sensações e, inconscientemente, sabemos disso. Por essa razão, devem ser utilizadas de maneira a propagar a mensagem correta, especialmente em se tratando da sua empresa. Do seu logotipo, passando pelo ambiente de trabalho dos seus colaboradores até suas peças de comunicação de marketing, a escolha da cor precisa conversar com seus objetivos e com o sentimento que você quer transmitir.

Parece muito complicado falando dessa forma, mas basta entender um pouco sobre como funciona a psicologia das cores e quais são suas associações culturais para poder direcionar, de forma mais precisa, suas escolhas.

O mapa abaixo mostra, de maneira simplificada, o significado de algumas cores e em quais logotipos de empresas famosas são predominantemente aplicadas:

o que as cores querem dizer mapa
Fonte: thelogocompany.net
  • Amarelo: otimismo, clareza, calor
  • Laranja: amigável, alegre, confiança
  • Vermelho: excitação, jovialidade
  • Violeta: criativo, imaginativo, sensato
  • Azul: confiável, força
  • Verde: calmo, crescimento, saúde
  • Cinza: equilíbrio, neutro, calma

Agora, vamos estudar um pouquinho os significados e sentimentos transmitidos pelas principais cores:

Vermelho

É a cor do sangue, também associada ao fogo e ao calor, ao forte, dinâmico, tenso, à energia, amor e ódio, paixão. Quando combinada com preto, rosa e violeta, é relacionada ao erotismo e sexualidade. Uma cor intensa, que não passa desapercebida.

Fisicamente falando, possui o comprimento de onda mais longo e, apesar de não ser a cor mais visível, é a que mais chama a atenção. Tanto é que é usada nos semáforos e placas de PARE do mundo todo!

Historicamente, o vermelho está associado à justiça, no melhor estilo “olho por olho, dente por dente”, onde sangue se paga com sangue. Pode perceber que até a cor da caneta que os professores utilizam para corrigir provas é dessa cor, e a maioria das bandeiras de movimentos de luta também têm o vermelho como cor principal.

Apesar dessa associação pesada em torno do vermelho, ela é também uma cor simples, dinâmica e animada. Por isso, a Coca-Cola foi tão feliz ao escolher essa como a cor dos seus refrigerantes que possuem efeito estimulante.

Azul

Praticamente o oposto do vermelho, o azul simboliza tranquilidade e harmonia, serenidade e eficiência, lógica e inteligência, mas também pode ser associado à frieza e falta de emoção, especialmente se combinado com branco, prata e cinza.

Não à toa, a maioria das marcas de produtos para dormir, como colchões, travesseiros, pijamas são feitos nessa cor devido ao efeito relaxante que causa.

Amarelo

O amarelo é uma cor que pode gerar sentimentos ambíguos. Pode estar associada tanto à diversão e otimismo quanto despertar raiva e inveja. Deve ser analisada junto com outras combinações para não causar o efeito contrário do esperado.

No caso do viés otimista, por exemplo, a cor é relacionada ao sol, ao lúdico e à recreação. No tom certo, eleva nossa autoestima e gera confiança, principalmente em conjunto com verde, azul e laranja. Porém, no tom ou combinação errada, pode levar ao medo e ansiedade. Combinado com verde, preto e violeta, pode gerar ciúme.

Também é associada ao azedo (por conta do limão) e ao impuro, doente. Repare que, ao sinalizar uma falta, o juíz de futebol levanta o cartão amarelo. Ao dizer que alguém ficou sem graça, dizemos que a pessoa está com sorriso amarelo. Na Idade Média, quando uma cidade içava uma bandeira amarela significava que tinha sido assolada pela peste.

Por conta disso… você já viu algum partido político que tenha o amarelo como cor principal? Não, né? 😉

Verde

Cor da juventude, riqueza, natureza, equilíbrio, e também do tédio e da estagnação.

O tipo de onda da cor verde atinge nossos olhos sem nenhuma dificuldade, por isso é vista como a cor do equilíbrio. Também diretamente associada à natureza, o verde remete à fertilidade e é vinculado ao dinheiro e ao sucesso. Qual cor representa as cédulas de dinheiro? Qual cor costuma forrar as mesas de jogos de azar? Então.

O verde também representa a jovialidade quando dizemos que uma fruta que não está madura ainda está verde, ou quando um jovem aprendiz é verde, no sentido de que ainda é novo e tem muito o que aprender.

Do lado negativo, o verde pode ser associado à sujeira, ao esgoto, ao veneno, principalmente quando combinado com amarelo e violeta.

Preto

Ao mesmo tempo em que é associada à riqueza e ao luxo, a cor preta também significa penumbra, morte e escuridão. É a cor que representa o proibido, misterioso, o que é secreto. Repare que as bandeiras dos piratas são sempre pretas.

É interessante observar que, na Idade Média, a nobreza usava sempre as cores mais coloridas e luminosas, e os tons de preto, cinza e marrom ficavam para as classes mais baixas. Com o passar do tempo, o preto adquiriu uma conotação luxuosa e essa associação se inverteu. Hoje, o preto está relacionado à sofisticação e elegância, enquanto as demais cores ficaram caracterizadas a produtos mais populares.

É importante prestar atenção em como combinar o preto para transmitir a mensagem correta. Combinada com cinza, prata, marrom e azul, passa uma sensação de rispidez; junto com o ouro e vermelho, traduz a ideia de poder.

Branco

A cor mais tranquila de todas rsrs, o branco é frequentemente relacionado à paz, à espiritualidade, ao lado bom, à luz, à limpeza. Como também é associado à virgindade, os vestidos de noiva passaram do preto da época da Idade Média para o branco.

O branco praticamente não possui uma conotação negativa, a não ser a racista. Ela é tida como oposição às outras etnias, chamadas de preto, amarelo e vermelho, como se ser branco fosse o “certo” )apesar da cor não representar os tons de pele corretamente). Também é associado ao vazio, como na expressão “deu branco”, ou seja, quando esquecemos uma informação.

Quando em conjunto com o azul e ouro, passa a impressão de algo correto, verdade. Já associado ao rosa, cinza, azul e prata, remete à delicadeza.

 

Interessante, né? E aí, você mudaria algo na sua comunicação visual depois de ler esse texto? Conta pra gente!

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