O melhor momento do audiovisual brasileiro


Que a produção audiovisual brasileira é admirada mundialmente, não é nenhuma novidade. Tanto que nossas novelas são um sucesso lá fora. Mas a boa notícia é que não só elas agora ocupam um papel de destaque. Séries e filmes vêm ganhando notoriedade e prêmios internacionais. É o caso de “Tropa de Elite”, “O menino e o mundo”, “Boi Neon” e “Aquarius”, que ganharam diversos prêmios renomados internacionais.

 

Trailer do filme Aquarius

 

Trailer do filme Boi Neon

 

O crescimento da produção é tão notável que em 2002 foram lançados 29 filmes brasileiros e em 2016 o número foi quase cinco vezes maior, saltando para 143 produções. Já são mais de 3.100 salas de cinema e 184 milhões de ingressos vendidos e mais de 30 milhões de espectadores.

 

Vale sempre ressaltar que grande parte do crescimento da produção audiovisual brasileira, dos últimos anos, aconteceu por causa da Lei 12.485. Também conhecida com a Lei da TV Paga, ela estabelece que os canais devem exibir, no mínimo, 3h e 30 minutos semanais de obras brasileiras. Apesar das críticas do setor privado e de sua longa discussão, a assinatura da Lei proporcionou o aquecimento do mercado, aumentando a produção e a circulação do conteúdo brasileiro, principalmente em relação a séries, filmes, documentários e animações.

 

Mas o conteúdo não está sendo feito apenas para a TV ou o cinema. O VOD – Vídeo on Demand ou vídeo sobre demanda, também apresenta um grande potencial de crescimento e já investe em obras brasileiras. “3%” foi a primeira série brasileira produzida pela Netflix e sua segunda temporada já está em produção.

 

Trailer oficial da 1ª temporada da série brasileira 3%

 

Teaser da 2ª temporada da série 3%

Outra série lançada recentemente e com grande repercussão é “O Mecanismo”. O VP do Netflix, Erick Barmack, conta que a série inclusive será transmitida para 190 países, com legendas em mais de 20 línguas. Ele comenta também que estamos em um “período de televisão global”, onde o acesso a conteúdos de todo o mundo estão muito mais acessíveis e garante mais programação nacional na rede de streaming. Confira a entrevista que ele concedeu para o site AdoroCinema:

 

https://www.facebook.com/AdoroCinema/videos/1778964655486694/

 

A produção brasileira cada vez mais apresenta alta qualidade e talento a nível internacional. Mas outro fator que também colabora para esse momento é a representatividade. Hoje há muito mais oportunidade do brasileiro se reconhecer na tela e assistir algo em sua língua que faz parte da sua cultura e da sua realidade. O audiovisual é cada vez mais um elemento de valorização da identidade brasileira.

Campanha “O audiovisual brasileiro é o Brasil assistindo ao Brasil” da Ancine:

 

https://youtu.be/Aiov9Rpa8yk

 

Confira ainda mais dados sobre o audiovisual brasileiro com este infográfico:

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.