Como utilizar metáforas em vídeos


Como utilizar metáforas em vídeos

As metáforas são muito mais do que matéria de prova de português na escola. Nós a utilizamos o tempo todo no dia a dia, mesmo sem nos dar conta de que estamos usando essa figura de linguagem.

Quem nunca usou a expressão “descascar um abacaxi” quando tem uma tarefa difícil para realizar? Ou que a questão é apenas a “ponta do iceberg” para ilustrar um problema pequeno diante do todo? Isso são metáforas.

Metáforas são um recurso semântico para melhorar a expressividade de um texto ou de uma fala. É como fazer uso de uma imagem conhecida para representar algo.

Mas não é só na comunicação escrita ou falada que as metáforas aparecem. O universo audiovisual está repleto delas, e são um dos recursos que conferem analogias brilhantes!

Podemos facilmente pensar no uso de metáforas nos vídeos de motion graphics. As animações são meios divertidos e criativos de explicar algo de forma descontraída e de fácil compreensão.

Por exemplo, ao falar sobre o crescimento de faturamento de uma empresa, você pode usar o desenho de um foguete subindo para a atmosfera. Juros monetários podem ser representados por monstrinhos. Um cubo mágico pode ilustrar um grande desafio.

metáforas em vídeos motion graphics

Não há limites para a criatividade! Mesmo em um vídeo institucional ou corporativo, que podem ter um viés mais formal, as metáforas dentro do motion graphics continuam pertinentes pois o formato já tem um toque de descontração inato e é um excelente recurso para falar sobre temas mais pesados de forma leva e divertida.

O cinema como inspiração

Também podemos buscar inspiração no próprio cinema, uma vez que sua essência está em representar fatos, criar histórias e atiçar a imaginação do telespectador. Exatamente o papel da metáfora.

Existem diversas formas de inserir a metáfora em um filme. Uma das mais fáceis de usar e perceber é a comparação explícita, onde um elemento é igual a outro. No filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, a cena em que aparece um rebanho e, logo na sequência, uma fila de trabalhadores entrando em uma fábrica faz a alusão de que a segunda é como a primeira, ou seja, as condições de trabalho os faz parecer animais em um rebanho. 

metáforas em vídeos charles chaplin

Outra forma bastante comum é quando um elemento se transforma em outro, numa estratégia chamada “afirmação de identidade”. Para ilustrar, vemos a cena abaixo, do filme Doutor Fantástico:

metáforas em vídeos

Aqui, a ogiva nuclear tem seu significado distorcido pelo personagem, que o “transforma” em touro mecânico durante a queda iminente, em uma tentativa de aliviar o desespero da trágica situação.

A justaposição é outro artifício para o uso de metáforas, onde um elemento é introduzido à cena com o objetivo de criar um efeito específico. Por exemplo, em Tropa de Elite, onde o Capitão Nascimento está fazendo uma escalada e sua mulher fica embaixo o segurando. É uma metáfora à grande questão da vida dele no momento e que é explorada em grande parte do filme: sai do BOPE para ficar com a família ou continua nessa profissão tão perigosa?

Esses foram só alguns dos milhares de exemplos onde as metáforas são belamente utilizadas na produção audiovisual. Teve algum insight para o seu próximo vídeo?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.