Existem melhores horários para postar no Instagram?

Não é novidade que o Instagram é uma das redes sociais mais bombadas da atualidade. No feed ou nos Stories, mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo (sim, você leu certo!) estão por lá todos os dias vendo e sendo vistos. Naturalmente, com um cenário desses, muitas empresas também querem aproveitar essa concentração de possíveis consumidores para mostrarem sua marca, produto ou serviço. Aliás, já fizemos um post AQUI com 5 dicas infalíveis para pequenas empresas atuarem no Instagram. Vale a leitura!

Mas será que o dia da semana e horário que as postagens são feitas no Instagram resulta em melhor ou pior engajamento? Ou tanto faz?

A verdade é que não há uma regra universal de “tem que postar nesse dia, nesse horário”, até porque cada perfil de usuário frequenta a rede social de um determinado jeito, em momentos diferentes do dia, com propósitos distintos. Então, antes de tudo, é importante ter em mente que entender quem é seu público-alvo e estudar seu comportamento é fundamental para escolher os melhores dias e horários para falar com eles no Instagram.

Entretanto, existem algumas pesquisas que mostram quais melhores horários para postar no Instagram com base no engajamento. Uma delas é a da Sprout Social, que vemos o gráfico a seguir:

melhores horários para postar no instagram

O gráfico mostra os dias da semana X horários do dia. Quanto mais escura a cor, maior o engajamento.

Sendo assim, os horários de melhor engajamento são quarta, às 11h, e sexta, das 10h às 11h. A quarta-feira, inclusive, é o dia que tem mais horários “escuros”, cuja principal concentração vai de 9h às 16h. O domingo, em contrapartida, é o que possui mais quadradinhos claros, ou seja, as menores taxas de engajamento, seguido pelo sábado.

Isso significa que você só vai postar seu conteúdo de quarta e sexta, às 11h da manhã? Não necessariamente.

Se você vende roupas sociais masculinas, por exemplo, tem como foco homens que trabalham em escritórios formais. Será que eles estão disponíveis para ficar passeando pelo Instagram em horário comercial? Talvez, não.

Essa mesma pesquisa também mostrou os horários de melhor engajamento para algumas áreas de mercado. Se sua empresa atua na área da saúde, esse horário da quarta e sexta não é, nem de longe, a melhor aposta. Veja o gráfico abaixo:

melhores horários para postar no instagram saúde

No caso da saúde, os horários mais indicados são terça, às 8h e às 10h da manhã. Em praticamente todos os dias, o fim da tarde, noite e madrugada são as piores escolhas.

Olha só a diferença do gráfico da área de tecnologia:

melhores horários para postar no instagram tecnologia

Quarta-feira, das 6h às 9h, é o melhor horário para postar, seguido de sexta, das 7h às 10h. Os demais dias da semana ainda têm uma leve concentração de bons horários do longo do dia, muito diferente da área da saúde.

Viu como o melhor horário depende muito do seu mercado e perfil de consumidor?

Pela sua experiência, quais são os horários que você observa surtir melhor engajamento nas suas postagens?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.