Marketing de Guerrilha – o que é e como usar


Marketing de Guerrilha – o que é e como usar

Mais agressivo que o marketing tradicional, tão objetivo quanto o marketing direto, tão memorável quanto um belo comercial de TV.

Quando Jay Conrad Levinson, nos anos 70, cunhou o termo Marketing de Guerrilha inspirado pela guerra no Vietnã, em que os Estados Unidos saíram como os derrotados históricos por um país com muito menos recursos, mal poderia imaginar o quanto isso tudo estaria tão vivo quase 50 anos depois.

A arte de chamar muita atenção com pouco recurso é música para os ouvidos de qualquer marketeiro.

O marketing de guerrilha recebe esse nome por estar ali, lado a lado do consumidor. Nas ruas, na internet, na TV ou em qualquer lugar cuja ideia não passe despercebida.

Como, por exemplo, essa ação para promover o filme King Kong em 3D. Em uma praia, a ideia foi cavar pegadas do grande gorila e bastou inserir um carro amassado para dar o toque dramático e chamar muita atenção de quem passasse e de toda a mídia local.

marketing de guerrilha King Kong

Ou essa ação do Zoológico Calgary, com sua sessão de dinossauros. Bastou quebrar uma placa de vidro, deixar algumas pegas e, quase sem querer, o anúncio de “dinossauros vivos” no zoológico para chamar muita atenção de todo mundo.

marketing de guerrilha dinossauro

Claro que o marketing de guerrilha não para por aí e vale até aquelas cutucadinhas nos concorrentes, com foi esse caso da Nissan. Eles imprimiram em uma folha a imagem de um Nissan sendo visto de longe e colaram nos para-brisas de alguns Porches, com o intuito de mostrar que os Nissan eram mais rápidos. Quando os donos dos Porches entravam no carro, viam a imagem clara de um Nissan bem a sua frente. A ação foi bem-vista e aumentou consideravelmente o número de test-drives do carro na semana da ação.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=77&v=9gmhsVMlWEA

A interação com as pessoas nas ruas também faz parte das estratégias, como fez a estação de rádio Real, que toca Black Music. Em uma ideia simples, fez com que todos que se sentavam em um banco no ponto de ônibus ganhassem um poderoso penteado black.

marketing de guerrilha black

Ou essa ação para convidar as pessoas a refletirem sobre a poluição dos mares. Uma forma bastante eficiente e bem impactante de deixar clara a mensagem:

marketing de guerrilha mares

E que tal usar a própria cidade para oferecer café grátis ou propor a compra de uma nova churrasqueira?

Enfim, as ideias são inúmeras. Um ponto legal é fazer sua ação, gravar e deixar que muito mais gente veja o quanto sua marca pode impactar criativamente as pessoas!

Que tal começar a pensar nesse tipo de estratégia para sua marca?

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