Marketing 2020: 6 tendências para ficar ligado 

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Marketing 2020: 6 tendências para ficar ligado

2020 chegou bem, encerrando o desafiador 2019. Mas não é porque o ano virou que o mundo parou de mudar aceleradamente. As mentes mais inquietas já estão de olho nas próximas tendências de marketing para 2020. E após muitas pesquisas aqui e no mundo, trouxemos algumas que valem abrir o olho para acompanhar e experimentar.

1. Chatbots

O que era promessa em 2019, é esperado pelos consumidores em 2020. As pessoas estão cada vez mais impacientes e esperam cada vez mais soluções em tempo real, em qualquer lugar, a qualquer hora.

Tempo médio esperado pelos consumidores para resposta nas redes sociais

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Pesquisa Smart Insights, 2019

Porém, manter uma estrutura de atendimento 24h nos 7 dias da semana é caríssimo e inviável para a maior parte das empresas. É aí que entra a inteligência artificial para atendimento ao cliente. Hoje existem diversas plataformas como a NeoAssist que entende as perguntas e entrega respostas precisas, seja através de texto ou conteúdo rico como vídeos (e aqui podemos te ajudar), infográficos, imagens. Tudo para deixar a relação com o consumidor mais clara possível.

Através de machine learning, esse tipo de ferramenta aprende a cada nova interação e deixa as respostas cada vez mais precisas e bem direcionadas. Há casos mais complexos que podem ser direcionados para humanos, mas após o filtro da inteligência artificial, o volume cai bastante e os custos ficam bem mais compatíveis com a realidade.

2. Mensagens privadas

Segundo uma pesquisa feita pelo próprio Facebook em 2018, mais de 70% das pessoas no Brasil preferem falar através de mensagens privadas como o WhatsApp do que telefone, e-mail ou formulário de contato no site. Com uma base instalada de mais de 1 bilhão de usuários, o WhatsApp é a plataforma de mensagens privadas mais abrangente do Brasil. É mais popular que o Facebook, que possui mais de 127.000.000 de brasileiros na plataforma.

A tendência é que essas redes avancem em serviços financeiros, por exemplo, como é o caso do WeChat na China, que realiza transações financeiras no próprio aplicativo e oferece comodidade para seus usuários. Então é bastante provável que algumas movimentações do WhatsApp ocorram nesse sentido. Além disso, a comodidade também vale para pagar contas, ser atendido mais rapidamente, resolver problemas. Portanto, como tendência, vale a pena preparar seu negócio para atender a essas demandas da forma mais automatizada possível.

3. Personalização

Falar com bilhões e um a um ao mesmo tempo, personalização é mais que colocar o nome dos clientes no e-mail marketing.

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Entender que tipo de conteúdo se engaja, quais as preocupações que têm quando compram seu produto e suas especificidades é a bola da vez em 2020.

Hoje, existem milhares de ferramentas de automação e personalização em todos os sentidos, desde ferramentas de e-mail marketing até a de entrega de mídia em redes sociais e aquelas que integram tudo com os dados de consumo de conteúdo no seu site, por exemplo. Então, vale dar uma boa examinada naquela que melhor combina com a sua empresa e começar a aplicar pouco a pouco até avançar na personalização das ofertas para seus clientes.

Saber mais sobre seus consumidores é a chave para mantê-los como clientes na sua carteira. Porém, vale estudar a Lei Geral de Proteção de Dados que entra com tudo em 2020 e pode prejudicar bastante suas estratégias se não estiver conduzindo da maneira correta.

4. Pesquisas inteligentes e pesquisas por voz

Há um esforço gigantesco dos mecanismos de busca, como o líder Google, de facilitar o acesso à informação por meio de buscas mais inteligentes e buscas por voz, através de aparelhos como Alexa, Google e a Siri, da Apple. O Google lançou no ano passado a atualização BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) o que significa que buscas com preposições e conectores como “de”, “para”, “o”, em pesquisas como “vestido de noiva para o verão” ou “o restaurante mais popular de São Paulo” ou “a melhor dieta para vegetarianos que pretendem correr”, ganham força e respostas mais contundentes. Então prepare sua empresa para oferecer respostas mais conversacionais, tão funcionais quanto humanas. Nada de preparar o seu site para ser entendido por um robô e sim para ser entendido por um ser humano com questões reais que precisam de soluções reais.

O mesmo vale para as respostas às pesquisas por voz. Além de serem mais acessíveis para idosos, crianças e pessoas com dificuldades para leitura e escrita, também oferece respostas mais rápidas e relevantes. Tanto a pesquisa quanto a resposta são feitas através de voz. E essa macrotendência já está acontecendo em diversos países e vai chegar ao Brasil com bastante relevância.

5. Data driven marketing

Os dados gerados por todas essas ativações digitais, no mundo off-line ou online, estão à total disposição. Sejam dados gerados por seus anúncios, gerados pelos acessos no seu site, no seu CRM, na sua loja física, nos pedidos do seu restaurante. Os dados estão disponíveis. As demandas por personalização e resolução de problemas com produtos mais inteligentes são crescentes.

Então, que tal juntar tudo isso sabendo o que fazer com dados? Das habilidades mais procuradas em 2020 por grandes empresas, a análise dos dados é uma das mais buscadas:

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Ou seja, não basta ter os dados, tem que saber o que fazer com eles.

Vale muito investir em treinamento e cursos para você e para o seu time para conseguir extrair, organizar, “limpar”, exibir e tomar decisões precisas a partir desses dados. Isso vai ser cada vez mais determinante para a longevidade da sua empresa em 2020 e nos próximos anos.

6. Influenciadores

Os influenciadores continuam a todo vapor já que a demanda por veracidade e transparência aumenta a cada ano.  Influenciadores são a forma mais autêntica e direta de mostrar seu produto sem os filtros tradicionais da publicidade.

marketing 2020 influenciadores

Nessa pesquisa da NeoReach, influenciadores trazem, em média $5,20 de retorno sobre o investimento. Mas há uma mudança significativa de tendências para 2020: o tamanho dos influenciadores. Dos macros para os micros. Dos mais populares e artificiais para os menores e mais naturais. Dos mais amplos e genéricos para os mais relevantes dentro de determinadas comunidades. Por exemplo, um influenciador com 10.000 seguidores específicos sobre xícaras de chá, por exemplo, tem mais força para vender louças do que um de 1.000.000 de seguidores que fale sobre decoração de forma genérica. Então vale a pena olhar com cuidado para os micro influenciadores que são relevantes no assunto que está mais diretamente relacionado à sua empresa.

E lembre-se, sempre que vídeos se encaixarem nas suas estratégias para 2020, estaremos aqui para te acompanhar e entregar soluções que ajudem a resolver os problemas dos seus clientes.

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