Livros sobre edição de vídeos

Sempre é tempo de aprender. Em qualquer profissão, seja você um iniciante ou “macaco velho” da área, aprender nunca é demais. Nesse post, separamos 9 livros tem-que-ler sobre edição e montagem de vídeos e filmes que vão abrir seus horizontes, ensinar novas técnicas e te inspirar com o trabalho de muita gente boa por aí. Que tal começar a separar um espaço na sua estante?

  • Sobre a arte de editar

Num piscar de olhos, Walter Murch

Um dos principais nomes do cinema mundial, Walter Murch já trabalhou ao lado de outros gigantes da indústria, como George Lucas e Francis Coppola, e ganhou Oscar de melhor som por Apocalipse Now e melhor edição e melhor som por O Paciente Inglês. Fraco não é, né? 😉

Nesse livro, o editor-diretor-roteirista-autor (Ufa!) compartilha dicas preciosas sobre a arte de editar e montar um filme de acordo com as experiências e aprendizados ao longo da carreira. Um dos pontos abordados é a importância da ilha de edição para colocar a emoção exata no filme. Imperdível!

Cutting Rhythms: Shaping the Film Edit, Karen Pearlman

Sempre criando analogias com a dança, esse livro traz diversas teorias sobre ritmo, movimento e coreografias para dentro do universo da edição. É uma reflexão interessante e enriquecedora, que pode abrir seus horizontes.

A forma do filme, Serguei Eisenstein

O autor foi um dos primeiros a “montar” um filme no cinema soviético, pois, até então, era tudo gravado e exibido na mesma ordem. Seu livro reúne ensaios escritos por ele em 1929, sobre temas como a relação entre teatro e cinema; a dramaturgia da forma do filme; métodos de montagem e a pureza da linguagem cinematográfica. Incrível, né?

  • A parte técnica

The cool stuff in adobe premiere pro, Jarle Leirpool

Esse é o guia-mor do Adobe Premiere. É aquele livro para deixar na mesa ao lado do computador e consultar sempre que surgir alguma dúvida. Com um sumário bastante detalhado e segmentado, é fácil se localizar no vasto conteúdo abordado.

A linguagem cinematográfica,  Marcel Martin

Recomendado principalmente para quem está iniciando no universo da sétima arte. O livro traz, de forma completa e inspiradora, tudo sobre a linguagem do cinema, conhecimento fundamental para quem quer trabalhar com edição e montagem de uma peça audiovisual.

Color Correction Handbook, Alexis Van Hurkman

Muitas vezes, sobra para o próprio editor fazer a correção de cores no vídeo/filme. E esse livro é mestre em ensinar absolutamente tudo sobre o assunto. Cada capítulo apresenta uma explicação detalhada da técnica aos conceitos de estática e é uma mão na roda para editores de videoclipes, filmes, comerciais, etc.

 The Filmmaker’s Handbook, Steven Ascher & Edward Pincus

Se você quer “O” livro sobre produção de vídeos e filmes, pode parar de procurar. Um compilado completo sobre todos os detalhes da produção de filmes, é ideal para estudantes a profissionais. Nele você encontra os avanços da tecnologia HD e os novos formatos que vem surgindo. É mais um daqueles livros de cabeceira para ter por perto!

  • Para inspirar

Rebel Without a Crew, Robert Rodriguez

Você sabia que por traz do famoso filme El Mariachi tem um história de superação inspiradora? Numa época em que arrecadar dinheiro para fazer um filme era uma missão praticamente impossível, o diretor Robert Rodriguez se candidatou a fazer um teste de um novo medicamento, recebendo a quantia de US$7mil por isso – valor exato que precisa para produzir El Mariachi.

Com bom humor e uma boa dose de entusiasmo, o autor conta sua história e nos motiva a correr atrás dos nossos sonhos. Vale a leitura!

Esculpir o tempo, Andrei Tarkovski

Aqui, o cineasta russo conta qual o sentido que fazer filmes tem para ele e discorre sobre a relação do diretor ao produzir e montar filmes. É um olhar sensível e profundo da arte de se fazer cinema que serve como grande inspiração aos amantes desse universo.

Storytelling, histórias que deixam marcas, Adilson Xavier

Todo mundo que trabalha com vídeos e filmes deveria ler esse livro, que mostra como contar boas histórias. Especialmente para o editor, saber construir e desenvolver uma história pode ser de grande ajuda para deixar o trabalho mais rico e fazer as mágicas que só uma ilha de edição possibilita 😉

 

Qual desse livros você já leu e outros que recomendaria?

 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.