Jornada de compra multicanal


Os smartphones estão cada vez mais presentes em nossa rotina, seja para assistir vídeos e filmes, verificar as redes sociais, tirar fotos, mandar mensagens, fazer ligações e compras. E isso é tão constante que uma pesquisa feita para o Google mostra que os brasileiros olham, em média, 86 vezes por dia para o seus celulares. Considerando as horas ativas (e desconsiderando as de sono), pegamos o celular quase a cada 10 minutos.

 

A pesquisa também mostra que 79% das pessoas com smartphones querem respostas imediatas na procura de informações na internet. Por isso é preciso que as marcas estejam com sites preparados tanto para o desktop e quanto para o mobile. Em especial se o desejo for conquistar o potencial cliente no momento em que ele está pronto para fazer a compra.

 

Antigamente o processo de vendas era muito mais linear, já que as lojas físicas eram praticamente o único canal de venda. Hoje isso mudou e o público transita entre o online e offline constantemente e aleatoriamente. Ele pode primeiro ver um produto na internet e depois querer ver pessoalmente ou vice-versa. Os consumidores interagem com as marcas em diversos canais e esperam que a experiência em cada uma delas seja personalizada,  com uma comunicação integrada e experiências personalizadas, ou seja, única.

 

Essa mudança é recente e muitas marcas ainda não se adaptaram à nova realidade. O resultado tem disso devastador para essas empresas. Já que, como também ressaltado na pesquisa do Google, a influência do mobile nas vendas no varejo online também é enorme, tanto que 21% das operações de compra vêm hoje do mobile. Entenda melhor nos gráficos abaixo.

 

 

Percebemos então que a experiência multi-combinada já é uma realidade e deve predominar, já que a importância do smartphone está aumentando e mudando a jornada de compra do consumidor.

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