Instagram para pequenas empresas: 5 dicas infalíveis 

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Instagram para pequenas empresas: 5 dicas infalíveis 

Talvez você nem saiba que o Instagram é a rede que mais cresce no mundo, mas conhece seu alcance e impacto na vida das pessoas, certo?

Está todo mundo lá. E tudo também está lá: as novidades, as notícias, as fofocas, as celebridades, os amigos. E as empresas.

Naturalmente, um lugar que concentra tanta gente é um prato cheio para as empresas encontraram sua audiência e estabelecerem uma relação mais próxima com ela. Isso fica mais fácil de visualizar no caso das grandes marcas, já conhecidas e que têm um público fiel.

Mas e as empresa pequenas? Como fazer para crescer e aparecer no Instagram de um jeito eficiente? Se esse é o seu caso, vejas essas 5 dicas que separamos para você:

Defina por que você deve estar no Instagram

Como já se dizia em Castelo Rá-Tim-Bum, porque sim, não é resposta! Abrir uma conta na rede social porque todo mundo diz que as empresas precisam estar lá não é razão suficiente. O que você espera ao criar um perfil no Instagram? Aumento de vendas, relacionamento com o público, entender o que os potenciais clientes gostam ou não nos seus produtos?

Ter claro quais os objetivos de estar presente é fundamental para guiar todas as suas ações e posturas daqui para frente.

Defina o público que você deseja atingir

E o “quanto mais, melhor” também não funciona. Você precisa saber exatamente qual é o perfil de público com o qual você deseja e precisa se comunicar, ou estará dando tiro para todos os lados sem saber onde está acertando.

Para facilitar, crie uma persona, ou seja, um cliente fictício. Trace todo o seu perfil social, econômico, psicológico. Onde esse cliente mora? Quantos anos tem? Com o que trabalha? O que faz nos momentos de lazer? Como se comporta?

Assim que você tiver essa persona estruturada, ficará muito mais fácil pensar nas suas estratégias de comunicação e conteúdos dentro do seu Instagram. Com base nas características, qual tipo de postagens atrairia mais essa persona? Qual o tom, linguagem, tipo de imagem conversa melhor com ela?

Viu como fica mais fácil? 😉

Pedir para comentarem, curtirem, compartilharem não é bobeira

Se você acompanha alguns criadores de conteúdo no Instagram, já reparou que todo eles sempre pendem para as pessoas deixarem um comentário, curtirem a publicação e compartilharem com os amigos. Eles não fazem isso por fazer.

Cada uma dessas ações que um usuário faz nas suas postagens mostra para o algoritmo do Instagram que aquele conteúdo foi relevante para o público. E, quanto mais ele “ler” esse tipo de tendência nas postagens do seu perfil, vai tentar exibir para um maior número de pessoas o seu conteúdo, já que as pessoas realmente se engajam com ele.

Mas, atenção para não ser cansativo e repetitivo. As pessoas não vão comentar na sua foto SÓ porque você pediu. Por isso, a importância de criar um conteúdo realmente interessante para que seus seguidores façam isso de maneira espontânea – você só está dando um empurrãozinho quando pede!

Pense em formas criativas de fazer com que as pessoas comentem nas suas postagens e queiram realmente participar.

Mantenha regularidade

Não adianta fazer tudo isso e postar uma vez por mês, certo? Manter a frequência de postagens é fundamental para a audiência continuar se interessando por você e para o algoritmo do Instagram continuar mostrando seus posts. Se você não posta quase nunca, por que ele vai exibir seus conteúdos, não é mesmo?

Varie o formato

O Instagram permite fotos e vídeos no feed, nos stories e no IGTV. Explore todas essas possibilidades para criar conteúdos cada vez mais ricos, interessantes, diferentes e que alcancem o maior número de pessoas, já que cada uma faz um uso maior de um ou outro formato dentro da plataforma.

Não precisa se preocupar em ter uma câmera super poderosa para gravar vídeos para o Instagram. Elabore um conteúdo legal e faça com o que você tem. Mas, quando quiser profissionalizar suas redes, estamos aqui para gravar vídeos incríveis para sua empresa!

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