3 falácias que ouvimos no início da carreira no audiovisual

Quem está começando a se aventurar no mundo do audiovisual e pretende ser um cinegrafista de respeito já ouviu diversos “TEM QUE” para conseguir ter sucesso na profissão.

Para sua alegria, selecionamos abaixo os três conceitos mais ouvidos por profissionais iniciantes e mostramos que não são bem assim… Você TEM QUE ver! ;P

Sua câmera TEM QUE ser incrível

Todo mundo que pretende ser cinegrafista já ouviu dizer que, para ser um bom profissional, é preciso tem uma excelente câmera. Isso não é bem verdade…

Claro que ter um equipamento de alta qualidade e tecnologia é ótimo, mas não é mandatório para você ser um bom cinegrafista. Entender sobre ângulos, iluminação, sonografia, movimento de câmera, cenografia e etc é muito mais relevante do que gastar os tubos em uma câmera top.

De nada adianta o equipamento ser de última geração se você não tem conhecimento teórico e técnico de como compor um filme. Por isso, deixe a câmera mais pro do mercado para depois e aposte em conhecimento!

Se a câmera funciona bem em ambientes escuros, você não TEM QUE se preocupar com iluminação

Não caia nessa. Muitas câmeras de alcance dinâmico funcionam bem em ambientes pouco iluminados, e aí o profissional acha que não precisa se preocupar muito com a questão da iluminação. Ledo engano!

Iluminação vai muito, mas muito além do fato da câmera conseguir captar a imagem. A iluminação ajuda a contar a história, dá o tom e o clima da cena, diz ao telespectador o que esperar. Se você não se preocupa com isso, seu trabalho não vai ficar tão bacana.

Você TEM QUE ter muitos equipamentos e acessórios

Mais uma vez, não é bem assim. Claro que ter certos aparatos te ajudam a colocar ideias em prática, mas eles não são essenciais. Assim como desmistificamos no primeiro tópico, um bom cinegrafista conhece todos os elementos teóricos que compõem uma produção audiovisual e consegue produzir um material de qualidade sem, necessariamente, ter um monte de tralhas.

Conhecimento teórico e criatividade são mais importantes que acessórios!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.