Influenciadores digitais no LinkedIn

influenciadores digitais no linkedin

Influenciadores digitais no LinkedIn

Quando falamos de influenciadores digitais, logo imaginamos aqueles perfis com milhares (ou milhões!) de seguidores no Instagram, Facebook e YouTube que falam sobre os mais diversos assuntos, de moda a videogame.

Mas você sabia que também existem influenciadores no LinkedIn? A rede é muito mais do que um lugar para você colocar seu currículo e esperar ser chamado para uma entrevista de emprego. O LinkedIn é uma plataforma que possibilita muita troca de conteúdo e experiências e você pode se tornar uma referencia na sua área de atuação, abrindo oportunidades para ser visto e reconhecido por grandes gestores e marcas.

Ser um influenciador no LinkedIn é um pouco diferente das demais redes sociais, que têm uma natureza mais descontraída e “amadora”. No LinkedIn, é preciso saber equilibrar a autenticidade com o profissionalismo. Por isso, se você pretende ganhar seu espaço nessa plataforma, preocupe-se com a forma como escreve, capriche na ortografia e cuide do tipo de conteúdo que produz.

Por falar em conteúdo, ele é a peça chave na sua caminhada como influenciador. No LinkedIn, as pessoas vão te acompanhar pelo que você tem a dizer. Escreva sobre temas que você domina e tem curiosidade. Conte sua história, divida suas vivências, compartilhe sua visão. Fale sobre o que deu certo e errado. Aborde suas falhas e aprendizados na carreira. Ou seja, humanize seu conteúdo. Traga as pessoas para perto de você a ponto de se identificarem e criarem empatia com sua história.

Leia, converse, pesquise. Troque conhecimento com outros profissionais da sua área. Vale lembrar que toda rede social é uma troca, por isso, é importante estar aberto para dialogar e aprender coisas novas.

Outro ponto fundamental é estar atualizado, não só nas novidades do seu mercado mas em termos de conhecimentos gerais. Afinal, um assunto influencia o outro e, quanto mais amplo seu repertório, mais profundos podem ser os conteúdos que você produz.

Ah, e fuja do clichê. Daquele tipo de conteúdo que todo mundo faz só por fazer. Ninguém quer ler mais do mesmo. Para que os usuários queiram acompanhar você no LinkedIn, é preciso oferecer algo único, relevante e agregador. Ensine a fazer algo, compartilhe técnicas que funcionaram com você, dê dicas.

Dica extras

  • Por melhor que seja seu conteúdo, uma boa apresentação é fundamental. Escolha uma foto para ilustrar sua matéria que tenha relação com o que está sendo abordado e evite imagens muito genéricas e desenhos.
  • Pense bem no título, que não deve ser muito breve e nem muito longo. Elabore algo que desperte a curiosidade no seu público mas sem cair no viés sensacionalista, ou sua credibilidade vai por água abaixo. Assim como no YouTube, fuja da tentação de colocar clickbait, ou seja, formas de atrair cliques com títulos exagerados e “mentirosos”, que não tem muita relação com o conteúdo que está sendo abordado e servem só para chamar atenção.
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