Influenciadores digitais dão show de criatividade no crossmedia

Influenciadores digitais dão show de criatividade no crossmedia

Influenciadores digitais dão show de criatividade no crossmedia

Nós já falamos por aqui a importância dos influenciadores digitais na planejamento de marketing das empresas. Esses criadores de conteúdo já não são mais uma tendência, e sim uma realidade que não deve ser ignorada. Com seguidores fiéis e desenvoltura para se comunicar no universo digital, os influenciadores sabem, como ninguém, se conectar com a audiência e criar uma relação de confiança e credibilidade.

Agora, na era do consumidor crossmedia, aquele que está em diferentes plataformas ávido por consumir conteúdos diferentes e se munir de mais informação, os creators dão um show de criatividade ao marcarem presença em diferentes veículos.

No Big Brother Brasil 20, que aconteceu ano passado, dois exemplos que chamaram a atenção dos marketeiros de plantão foram a influenciadora e empresária Bianca Andrade, conhecida na internet como Boca Rosa, e a cantora Manu Gavassi.

Bianca, uma das principais influenciadores do mercado de beleza no Brasil, lançou uma linha de produtos para cabelo em 2019, em parceria com a Payot, com a marca Boca Rosa. Depois, foi a vez dos tão aguardados itens de maquiagem. Para gerar curiosidade e tornar sua marca conhecida em todo o Brasil e fora do meio da internet, a equipe montou um planejamento para que o perfil do Instagram da influenciadora “conversasse” com o que o público veria na televisão durante a participação no programa.

Foto da influenciadora Bianca Andrade em seu Instagram durante a participação no Big Brother Brasil 20

Uma das estratégias era Bianca vestir, durante os programas exibidos aos domingos, ao vivo, o mesmo look que apareceu em seu Instagram ao longo da semana, tornando a comunicação uma só. O público que a acompanhava nas redes sociais via a mesma linha de comunicação ao assistir o programa ao vivo na televisão. Como a ideia era divulgar a linha de maquiagem, os looks escolhidos pela influenciadora e sua equipe eram coloridos e monocromáticos, além, claro, de estar sempre usando as maquiagens da sua própria marca. Em entrevistas que concedeu depois de sair do programa, a empresária afirmou ter triplicado a venda de seus produtos.

Já Manu Gavassi deixou dezenas de fotos e vídeos curtos e divertidos gravados antes de entrar no BBB, e a equipe que cuidou de suas redes sociais ia postando conforme o momento do programa em que ela se encontrava. Usando como pretexto de estar em um “retiro espiritual”, Manu criou conteúdos para todas as situações que poderia viver dentro do reality: ser colocada no paredão, perder uma prova, se envolver em uma briga, etc. Criativa e divertida, Manu conquistou o público do lado de fora e ganhou milhões de seguidores até a final do programa, onde saiu como terceira colocada.

O caminho inverso também acontece. Dessa vez, da televisão para a internet. Vivi Guedes, influenciadora digital vivida pela atriz Paolla Oliveira na novela global A Dona do Pedaço tinha até perfil no Instagram, onde o público podia continuar acompanhando a narrativa de forma contínua.

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